Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS


Definição e benefícios

A indicação de uma dieta saudável, diversificada em frutas e vegetais, vai além das necessidades nutricionais de macro e micronutrientes. Os compostos bioativos presentes nesses alimentos vem sendo cada vez mais estudados para buscar o entendimento da ação dessas substâncias como promotores de benefícios à saúde.

Os fitoquímicos são uma classe de compostos bioativos (CBAs) encontrados em alimentos que são capazes de modular processos metabólicos promovendo a melhoria da saúde do indivíduo. Por influenciar o estado de saúde do organismo, os CBAs têm um valor biológico que vai além do valor nutricional do alimento. Podem ser nutrientes ou não, e são capazes de proteger o organismo por ação direta (ex: ação anti-inflamatória e antioxidante) ou por ação no DNA, causando alterações tanto na expressão gênica (aumentando, por exemplo, a síntese de uma enzima antioxidante) quanto alterações epigenéticas (ex: podem atuar na terapêutica e prevenção do câncer).

São exemplos desses compostos: antioxidantes (polifenóis, carotenoides, tocoferóis, compostos organossulfurados, fitosteróis, entre outros), carboidratos não digeríveis (fibras solúveis e insolúveis), vitaminas antioxidantes (C, A, E) e minerais antioxidantes (zinco, cobre, selênio, manganês e magnésio).

Diversas pesquisas científicas estabeleceram a relação positiva entre componentes funcionais dos alimentos, e prevenção ou mesmo tratamento de diversas doenças crônicas não transmissíveis.Tendo em vista que o estresse oxidativo e inflamação estão na base de diversas patologias, um aumento no aporte de CBAs com ação antioxidante e/ou anti-inflamatória pode auxiliar na prevenção da resistência à insulina, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, osteoporose, sarcopenia, doenças cardiovasculares e câncer.

Alternativas para a indústria

Mantendo o que a natureza tem de melhor e preservando os compostos bioativos, a Liotécnica possui um portfólio vasto de frutas e vegetais liofilizados. Além de contribuir para a saúde, esses ingredientes permitem a criação de produtos inovadores, clean label e convenientes, atraindo o consumidor que busca saudabilidade e praticidade. Abaixo serão citados exemplos desses ingredientes que podem ajudar a indústria no desenvolvimento de produtos naturais e saudáveis.

Fruit C®

Uma combinação de acerola e camu camu que resulta num ingrediente riquíssimo em CBAs, que apresenta um potencial antioxidante da ordem de 217.400 µmol TE/100g e polifenóis totais entre 21.100 e 27.800mg/100g (medidos como ácido gálico equivalente). Os compostos bioativos que se combinam para resultar neste potencial antioxidante são representados por polifenóis (ácidos fenólicos, flavonoides e isoflavonóides), carotenoides (β-caroteno, luteína e cantaxantina), vitamina C e minerais (cobre, zinco e manganês).

O FruitC® contém 25% de vitamina C natural proveniente das frutas que o compõem. A vitamina C quando consumida em conjunto com polifenóis possui uma ação antioxidante muito superior à vitamina C consumida isoladamente (na forma de suplementos, por exemplo). Além da ação antioxidante no plasma (protegendo lipídeos, carboidratos e ácidos nucleicos contra espécies reativas de oxigênio), a vitamina C possui um papel importante na melhora do sistema imunológico, síntese de colágeno (contribui para melhora da qualidade da pele) e síntese de neurotransmissores.

Açaí liofilizado

Símbolo de energia e rico em antioxidantes, o açaí é uma das superfrutas mais conhecida mundialmente. Repleto de benefícios, o açaí esbanja em conteúdo de polifenóis, vitamina E, fibras e magnésio. Possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios graças aos seus compostos bioativos, especialmente as antocianinas.Importante ressaltar que o consumo de antioxidantes (tanto os hidrossolúveis quanto os lipossolúveis) é muito baixo pela maior parte de população brasileira e um maior consumo de alimentos fonte pode contribuir para reduzir o risco de diversas doenças crônicas não transmissíveis e melhorar a qualidade de vida.

O Açaí Liofilizado da Liotécnica apresenta mais de 3% de polifenóis totais (em média 3.300mg/100g). Como referência de seu potencial antioxidante, análises de ORAC resultaram em média de 70.000 µmol TE/100g. Além disso, o açaí liofilizado possui teores significativos de Ômegas 6 e 9, 30% e 5,1%, respectivamente.

Mirtilo (Blueberry) liofilizado

Juntamente com o açaí, carrega o título de superfruta mundialmente reconhecida. É uma fruta rica em antioxidantes, principalmente devido ao seu conteúdo de polifenóis, sendo eles flavonoides (quercetina, miricetina e kaempferol), ácidos fenólicos (ácido clorogênico e ácido vanílico) e antocianidinas (delfinidina, cianidina, malvidina e petunidina).

O Mirtilo Liofilizado da Liotécnica apresentou conteúdo de polifenóis totais de 3.379mg em 100g (medidos como ácido gálico equivalente). Como referência de seu potencial antioxidante, análise de ORAC resultou em 32.500 µmol TE/100g. E para completar seu conjunto de bioativos, é rico em fibras (24%) e contém vitamina C.

Frutas vermelhas liofilizadas (amora, framboesa e morango)

As frutas vermelhas são altamente reconhecidas por seus compostos bioativos relacionados ao seu potencial antioxidante. No caso da amora, framboesa e morango, grande parte desse poder se deve à presença de compostos fenólicos, com destaque para as antocianinas. Além disso, essas três frutas contém quantidades significativas de vitamina C, o que também contribui para aumentar essa capacidade de neutralizar os radicais livres.

A presença de fibras nessas berries completa o pacote de benefícios, uma vez que a dieta rica em fibras está relacionada à melhora no funcionamento intestinal, redução do risco de câncer de cólon e melhora do controle glicêmico.

As frutas vermelhas, assim como o mirtilo, açaí e outras frutas da família das berries, atuam em vias de transdução de sinal que modulam a neurogênese, o que resulta em melhora de diversas funções cognitivas como a memória e função motora, além da redução do risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Referências

SEIXAS, D. Nutrição Clínica Funcional: Compostos Bioativos dos Alimentos. 1ª Edição. São Paulo: VP Editora, 2015.

GUAADAOUI, A et al. What is a Bioactive Compound? A Combined Definition for a Preliminary Consensus. International Journal of Nutrition and Food Sciences. Vol. 3, No. 3, pp. 174-179, 2014.

ABUAJAH, C.I. et al. Functional components and medicinal properties of food: a review. J Food Sci Technol. 52(5), pp. 2522-2529, 2015.

Shukitt-Hale B.Blueberries and neuronal aging.Gerontology, 58(6): 518-23, 2012.

Miller MG et al.Dietary blueberry improves cognition among older adults in a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Eur J Nutr, 57(3): 1169-1180, 2018.

Rondanelli M, et al.Focus on pivotal role of dietary intake (diet and supplement) and blood levels of tocopherols and tocotrienols in obtaining successful aging.Int J Mol Sci, 16: 23227-23249, 2015.

* Daniela Valim Hatano é Coordenadora P&D da Liotécnica Tecnologia em Alimentos S/A.


Liotécnica Tecnologia em Alimentos Ltda.

Tel.: (11) 4785-2300

liotecnica.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001