A Vitmark Ukraine, estabelecida em Odessa, Ucrânia, desde 1928, é um dos maiores produtores ucranianos de sucos, refrigerantes e alimentos para bebês e exporta para 48 países em todo o mundo. Antes do conflito, a empresa investiu cinco milhões de euros na criação de uma startup alternativa ao leite sob a marca Vega Milk, que está disponível em 11 variedades com foco em aveia e trigo sarraceno locais.
Vitaliy Vinitsky, presidente da Vitmark Ukraine comentou: “Tendo descoberto o negócio alternativo de leite, lançamos uma startup altamente promissora que combina tecnologia e ciência. Nossa empresa, de fato, construiu uma nova planta para a produção do ciclo completo de leites à base de plantas, começando com a preparação de matérias-primas frescas, que são cereais ucranianos: aveia, trigo sarraceno e trigo. Temos nossas próprias instalações de armazenamento, equipamentos de processamento de última geração e linhas de envase de embalagens assépticas. Em toda a Europa Oriental e Central, nossa planta de produção tem apenas um análogo comparável em escala”.
Irina Kovalenko, gerente de Exportação, explicou que assim como é o caso em todos os países do mundo, o leite à base de plantas ainda é muito mais caro do que o leite de vaca na Ucrânia, mas espera-se que essa situação mude, à medida que a geração X (nascidos entre 1965 e 1980) do país começar a seguir as tendências globais, afastando-se dos produtos de origem animal.
A Vitmark diz que está comprometida em manter os empregos e mostrar responsabilidade social nestes tempos difíceis e continua a fornecer alternativas ao leite para clientes na Ucrânia e no exterior. Apesar das condições difíceis e problemas logísticos, a produção contínua e estão felizes em receber todos os pedidos durante essa situação difícil. i.kovalenko@vitmark.com