A recém-criada Next Gen Foods, dos empresários Timo Recker e Andre Menezes, com base em Singapura, já parte a conquista do mercado norte-americano. Entrou oficialmente na América do Norte por meio de parcerias com restaurantes locais sofisticados e mercados on-line, ampliando assim a concorrência em carne de frango à base de plantas.
A operação foi possível depois que a Next Gen fechou US$ 100 milhões em uma rodada recente da série A, o maior negócio até o momento na categoria de carnes vegetais em todo o mundo. Isso eleva o financiamento total da Next Gen para mais de US$ 130 milhões.
A marca principal da Next Gen, Tindle, é conhecida por seu componente secreto chamado Lipi, composto de nove ingredientes (?). Essa emulsão – uma combinação de óleo de girassol, aromatizante natural e outros componentes –permite emular o sabor e átomos de gordura do frango tradicional.
O produto não foi projetado para ser usado exclusivamente de forma pronta, em fastfood, mas, também para ser usado em várias cozinhas e aplicações, semelhante a muitos fabricantes de carnes artificiais, como a Daring Foods, por exemplo, que visam se posicionar melhor nos restaurantes com flexibilidade de produtos.
O foodservice se tornou um ponto de entrada fácil para se aproximar de consumidores que não estão familiarizados com produtos de proteína alternativa. Ross Mackay, CEO da Daring Foods, disse que sua empresa planeja se aprofundar ainda mais nesse canal nos próximos anos, que atualmente representa 10% de sua receita total. Para o Tindle, após a entrada nos EUA, o plano é ser servido inicialmente em lugares como The Gray Dog e the Orchard Grocer, em Nova York, e Just What I Kneaded, em Los Angeles, antes de ser gradualmente lançado em todo o país.
“Desde o 15 de fevereiro, os distribuidores podem encomendar o produto através da DOT Foods”, e do fornecedor online Food Service Direct, disse Menezes. “Esse aumento significativo em nossa distribuição permitirá que o Tindle alcance todos os 50 estados.”
A criação de experiências culinárias continua sendo uma parte importante da estratégia da Next Gen para aumentar o reconhecimento da marca Tindle.