A Algama Foods, startup francesa fundada em 2013, por Alvyn Severien e Gaëtan Gohin, é uma especialista na substituição de proteínas animais por algas e microalgas, e foi a vencedora do concurso organizado pelo EMFF (European Maritime & Fisheries Fund), o Blue Economy SME Window Call 2020. Com isso, ganhou subvenção de € 2 milhões de euros. Com esse financiamento, a Algama planeja finalizar a pesquisa e desenvolvimento da sua inovação Seafood Algternative, uma linha vegana de produtos que imita tiras de salmão defumado e flocos de atum. A subvenção também permitirá que a Algama recrute cerca de 20 pessoas para apoiar o crescimento desse projeto voltado para o futuro.
A Economia Azul (novo conceito e nova abordagem para a promoção do crescimento das economias marítimas e a valorização dos recursos oceânicos, costeiros e áreas afins) e, em particular, as empresas de pequeno e médio porte, tem um papel crucial no suporte às comunidades costeiras e descarbonização dos transportes marítimos na Europa, um dos caminhos para fortalecer a economia marítima.
Lançada em 26 de março de 2021, no âmbito do European Maritime Affairs and Fisheries Fund (EMAF), chamada pelos europeus “Janela da Economia Azul - 2020”, destina-se a apoiar a introdução no mercado de novos produtos, serviços e modelos de negócios para desenvolver uma economia azul europeia, sustentável e inovadora. Destinada exclusivamente a PME inovadoras do setor marítimo, essa bolsa/subvenção, com um montante inicial de € 20 milhões, selecionou 11 projetos, entre os quais o da Algama.
algamafoods.com