Mercado brasileiro já oferece ao consumidor desde omelete plant-based até refeições completas com necessidades diárias de vitaminas e minerais.
Os consumidores têm se guiado por algumas premissas para tomar decisões sobre sua alimentação: saúde, praticidade e impacto ambiental. De maneira complementar, esse público também procura ter um senso de controle, de acordo com o Global Food & Drink Trends 2022, da empresa de pesquisa de mercado Mintel. É nesse cenário que opções de comida em pó vêm ganhando espaço na indústria de alimentos e bebidas. No Brasil, dois exemplos despontam: a Foodz, que oferece refeições completas, e a Only Veggie, que oferece um omelete vegano.
A equipe de engenheiros da Foodz conseguiu reunir em uma solução de ingredientes naturais: 25g de proteínas de arroz e ervilha, 8g de fibras de aveia, carboidratos de absorção lenta e leite de coco como fonte de gordura saudável. Isso resultou em uma fórmula com 25 vitaminas e minerais essenciais que garantem as necessidades diárias. O consumidor prepara essa refeição plant based, sem lactose e sem glúten em menos de 20 segundos. Esses diferenciais garantiram para a Foodz um crescimento de 350% em 2021. Atualmente a foodtech tem 30 mil consumidores e já vendeu 300 mil refeições em pó.
Já o Only Veggie é uma mistura para preparo de omelete 100% natural, plant based, rica em proteína, sem colesterol, sem Lactose e sem glúten. A fonte de proteína da preparação é o grão de bico; já o polvilho agrega vitaminas do complexo B; a cúrcuma traz propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias; e o sal negro do Himalaia conribuiu com o processo digestivo e fortalece a imunidade.
Além de ser uma opção saudável, a comida em pó traz outras vantagens, como evitar desperdício de alimentos comprados e não consumidos, ser composta por ingredientes naturais e, em alguns casos, vir em embalagens biodegradáveis.
Segundo David Faulkner, diretor da Mintel Food & Drink, o consumidor deseja estar no controle das decisões sobre alimentos e de bebidas tendo em vista aspectos individuais. Mas ainda considerando o impacto na comunidade, na nação ou no planeta. "As marcas precisam ajudar os consumidores a se sentirem autoridade para tomar decisões confiantes para protegerem sua saúde e do planeta", apontou Faulkner no relatório de tendências da Mintel.
Ao falar sobre o perfil de sua clientela, o CEO da Foodz, Morgan Dierstein, ressalta a preocupação com a confiabilidade do processamento e das matérias-primas. "São adultos brasileiros, tanto mulheres quanto homens, que querem manter uma rotina saudável e equilibrada. São pessoas que gostam de transparência em relação aos ingredientes que eles consomem, e querem melhorar a qualidade de vida deles", explicou Dierstein ao Food Connection.
A praticidade no preparo é um destaque, mas para uma foodtech é necessário pensar em outros aspectos como a facilidade de compra. Os quatro sabores (chocolate, cappuccino, morango e cookies n' cream) podem ser adquiridos na loja online da Foodz, na Amazon e no Mercado Livre. "Estamos expandindo também para o varejo nesses próximos meses", ressaltou Dierstein.
Com sua praticidade, saudabilidade e sabor, a Foodz se apresenta como um fast food 2.0. A foodtech foi lançada em outubro de 2020 por um francês que morava há nove anos no Brasil. "A ideia surgiu quando meu filho nasceu. Tive menos tempo para mim e queria ter opções práticas e saudáveis para minhas refeições. Queria evitar pular refeições durante o dia ou o consumo exagerado de fast foods", contou Morgan Dierstein, fundador da Foodz.
As facilidades para os consumidores são relevantes. No entanto, a comida em pó também representa avanços para a indústria alimentícia. "As outras inovações dos alimentos em pó podem-se dividir em duas frentes: durabilidade e sustentabilidade. Alimentos em pó são menos suscetíveis a contaminação microbiológica, os consumidores têm um produto de alta vida de prateleira - 12 meses - armazenado em suas casas. Por outro lado, as refeições da Foodz são boas pro planeta. Minimizamos o desperdício alimentar através do consumo dos nossos produtos", afirmou o CEO.
O fundador da Foodz é um dos participantes do evento digital Warm Up FiSA, que acontece na plataforma FiSA Xperience, de 02 a 04 de agosto. No dia 04 de agosto, às 9h40, Morgan Dierstein abordará a inovadora comida em pó, e explicará como reunir diversos ingredientes em pó pode resultar em uma refeição completa. Já às 10h40, Luan Paris, CEO da Only Veggie, fala sobre o omelete vegano em pó. Confira aqui a programação completa e faça o credenciamento único para a Smart Journey Fi South America 2022.
O evento digital é um aquecimento para a Food ingredients South America 2022, que acontece de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo. A maior plataforma da América Latina de conexão entre especialistas em desenvolvimento de ingredientes alimentícios e da indústria de alimentos e bebidas já está com as inscrições abertas.
Serviço:
Food ingredients South America 2022
Data: 09 a 11 de agosto, das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP)
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.