A Givaudan Taste & Wellbeing, divisão alimentar da empresa de aromas e fragrâncias Givaudan, uniu forças com a Universidade da Califórnia (UC) Berkeley para explorar estratégias destinadas a impulsionar a eficiência na produção de formulações de proteínas alternativas. O foco da pesquisa conjunta abrange desafios enfrentados pela indústria, incluindo questões de cadeia de abastecimento, consumo de recursos e competitividade de preços.
O recém-lançado white paper destaca 10 passos práticos para auxiliar os produtores de proteínas alternativas a enfrentar essas complexidades e otimizar a eficiência em suas operações, criando produtos à base de plantas mais acessíveis e sustentáveis.
A quinta colaboração anual entre a Givaudan e a UC Berkeley visa identificar desafios e oportunidades na indústria alimentícia para criar proteínas alternativas com propriedades nutritivas e organolépticas atrativas, com foco especial no sabor. A pesquisa mais recente expande esforços anteriores centrados em tecnologias, nutrição, frutos do mar e proteínas vegetais no cenário de proteínas alternativas.
A pesquisa conjunta identificou quatro áreas principais para os produtores se concentrarem na melhoria da eficiência e redução de custos de produtos proteicos alternativos, incluindo a otimização de ingredientes. A escolha de ingredientes locais, a incorporação de agentes de volume saudáveis e soluções circulares, e a utilização de subsídios governamentais são destacadas como medidas cruciais.
Após o lançamento da nova pesquisa, a Givaudan anunciou um desafio, selecionando cinco startups globais para reduzir os custos de receitas padrão, seguindo as recomendações do white paper, que incluem otimização de matérias-primas, produtos híbridos, otimização de processos e adoção de novas tecnologias.
A Givaudan destaca a importância de criar experiências alimentares multissensoriais à base de plantas, visando não apenas o sabor, mas também a sustentabilidade, promovendo dietas conscientes e apoiando a saúde e o bem-estar.
Apesar dos desafios persistentes no setor de proteínas alternativas em 2024, a empresa acredita que a eficiência pode ser um foco transformador, convertendo obstáculos em oportunidades.