A NotCo, uma empresa de tecnologia de alimentos baseada em vegetais, anunciou um novo conjunto de patentes por sua capacidade de desenvolver aromas, e que evocam emoções e memórias humanas. As patentes foram concedidas com base na tecnologia de IA proprietária da empresa (chamada Giuseppe) e em sua nova capacidade de detectar essências à base de plantas e transformá-las em um perfume desejado. Em breve, de acordo com o comunicado da empresa, Giuseppe poderá construir sabores que evocam sentimentos, como se apaixonar pela primeira vez ou cheiros ligados a infância.
“O sabor sempre reinará de forma suprema, mas o que sentimos quando cheiramos nossa comida é uma nuance poderosa”, disse Karim Pichara, cofundador e CTO da NotCo. “Os cheiros e aromas são uma parte crítica para motivar mais pessoas a adotarem opções à base de plantas a longo prazo. Essas novas patentes fortalecem ainda mais a experiência ao criar produtos à base de plantas que têm sabor, função e cheiro exatamente como seus equivalentes de origem animal. Ao combinar os cheiros nostálgicos que as pessoas associam a certas memórias e emoções, estamos abrindo um novo caminho para que eles mudem para a base de plantas”.
A NotCo afirma que Giuseppe é a única tecnologia capaz de entender um "gosto" em níveis moleculares e interpretar a emoção que o cérebro humano associa a ele. A empresa planeja usar essa tecnologia para recriar experiências e memórias emocionais por meio de sabor e aroma. Já foi utilizado para desenvolver as receitas NotChicken e tradicionais de frango frito da marca, lançadas no Brasil, México, Argentina e Chile em 2021.
A nova tecnologia patenteada da NotCo será aplicada a todos os produtos no futuro, incluindo aqueles desenvolvidos pela joint-venture da empresa com a Kraft Heinz Company.