Apenas dois anos e meio depois do lançamento do N.OVO Receitas, primeiro substituto de ovos para receitas, em março de 2019, a N.OVO, spin-off foodtech do Grupo Mantiqueira, comemora a chegada este mês nas gôndolas dos supermercados do N.OVO Mexido e Omelete, versão à base de vegetais para substituição de ovos mexidos e omeletes. O produto já pode ser encontrado nas redes Pão de Açúcar, La Frutaria e Zona Sul.
O N.OVO Mexido e Omeletes tem composição mundialmente inédita, com sabor, coloração e consistência idênticos ao ovo tradicional. Desenvolvida a partir de tecnologia inovadora, a fórmula mimetiza a aparência, textura e até o aroma dos ovos mexidos e omeletes. Sua fórmula combina ervilha, soja e cúrcuma, raiz com ação antioxidante e anti-inflamatória, grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico, e também responsável pela cor amarelada característica dos ovos.
Apresentado na versão em pó, seu modo de preparo é muito simples, sendo apenas necessário adicionar água, levá-lo à frigideira e mexer, assim como se faz com os ovos convencionais. O produto vegano não tem gordura, nem colesterol, é livre de transgênicos, não contém glúten e leite; além disso, é considerado fonte de proteína e tem a vantagem de não ser perecível, não quebrar, ter menor risco microbiológico de contaminação e facilidade para transporte.
Para a criação do N.OVO Mexido e Omeletes foram necessários investimentos de três anos em estudo de mercado, pesquisas de formulações, ingredientes e tecnologia, até a fase final de desenvolvimento do produto. O lançamento do N.OVO Receitas, onde a história da marca começou, também demandou de um a três anos de P&D nos principais núcleos e simpósios mundiais de referência em inovação, como o Future of Food (GFI), a Expo West, Singularity University e Vale do Silício, todos na Califórnia.
O produto chamou a atenção das organizações mundiais ligadas à inovação e rendeu à Amanda Pinto, fundadora da marca, o prêmio “Inventora do Ano” e “Innovators Under 35” de 2020, concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos principais reconhecimentos internacionais de tecnologia da América Latina, além da empreendedora ter entrado para a lista Forbes Under 30 de 2021.
Hoje, no Brasil, não existe nenhum produto similar ao N.OVO Mexido, embora em outros países venham sendo desenvolvidas fórmulas com o objetivo de mimetizar os ovos de mesa, mas nenhuma similar, sendo proteica e zero gordura.
“O lançamento desse produto para o varejo foi uma grande conquista e uma grande inovação para nós. Esse foi o desenvolvimento mais desafiador que já tivemos na companhia e ver que agora as pessoas podem preparar seus ‘omeletes e ovos mexidos’ no conforto das suas casas, com os temperos que preferirem, nos enche de alegria e orgulho”, afirma Amanda Pinto, Fundadora da startup. Com o novo produto, a empresa pretende aumentar a distribuição para mais de 5.000 pontos de venda, com presença nas cinco regiões do Brasil, além de também cruzar fronteiras, já que terá lançamento na Noruega, além de outros países.