A diversidade, disponibilidade e venda de alimentos à base de plantas continuam a crescer, apesar de desafios na aceitação. Por isso, a Plant Based Foods Association (PBFA) busca liderar a próxima fase da evolução da indústria com uma campanha de marketing ao consumidor.
Até 2016, a PBFA estava focada em políticas e merchandising para promover condições equitativas para a indústria, com pouco envolvimento direto com consumidores. No entanto, diante de desafios consideráveis e da diversificação da indústria plant-based, a Associação está revendo essa abordagem.
Segundo a PBFA, a indústria de alimentos à base de plantas abrange agora, 15 categorias de produtos, incluindo panificação, proteínas em pó, itens de café da manhã, refeições congeladas, leite não lácteo e carne vegetal, havendo a necessidade de criar uma narrativa central que defina os alimentos à base de plantas, abordando emoções dos consumidores e seu lugar na cultura e tradições alimentares.
Reconhecendo que é crucial posicionar os produtos e se comunicar com os consumidores, a PBFA está lançando uma iniciativa de marketing abrangente, representando todas as marcas e categorias da indústria plant-based no mercado norte-americano, para compreender os interesses e preferências dos consumidores.
Além disso, a PBFA continua colaborando com o governo para promover investimentos na indústria de alimentos à base de plantas e criar oportunidades.