Eventos abordaram mudanças, inovações e transformações no futuro da carne cultivada e proteínas alternativas no Brasil
Aconteceram no Anhembi em São Paulo, entre os dias 1 e 2 de setembro os eventos PLANT BASED TECH - Fórum Internacional de Tecnologia e Produtos Plant Based e o NEW MEAT FORUM 2022 - 2º Fórum Internacional de Carnes Cultivadas e Proteínas Alternativas.
Oferecer um evento exclusivo para este setor, da matéria prima ao produto final, com conteúdo e networking qualificado, palestrantes com elevado nível de conhecimento, temas inovadores, tecnologia e atualização sobre o mercado, foram os principais objetivos dos eventos que colocaram em pauta a produção, tecnologia, inovação e mudanças que estão para vir na área de alimentação.
Atendendo as novas demandas de Vegetarianos, Veganos, Flexitarianos e Consumidores simpatizantes de um alimento mais saudável, os eventos trouxeram também debates sobre políticas regulatórias, comerciais e outros desenvolvimentos na área que prometem um futuro mais humano, sustentável, ético e moderno. A indústria busca opções saudáveis e sustentáveis como alimentos à base de plantas e carne cultivada em laboratório e proteínas alternativas.
O primeiro dia do evento, destacou a relevância do painel de abertura "Marco Regulatório e Certificação do Plant Based" com a presença de: Glauco Bertoldo, Engenheiro Agrônomo, Diretor Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alexandre Harkaly -- Diretor do IBD Certificações, Julia Coutinho -- Sócia Fundadora da Regularium Consultoria, moderado por Alysson Soares -- Especialista em Políticas Públicas do GFI.
Temas trazidos pelas pesquisadoras da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Caroline Mellinger Silva e Janice Ribeiro Lima, também ganharam importância nos debates "Os efeitos da proteína alternativa na nutrição" e "Painel Desenvolvimento novos produtos", ambos moderados pela palestrante Alessandra Luglio, diretora da Sociedade Vegetariana Brasileira.
O evento foi idealizado pela TRIOXP Eventos com o patrocínio dos principais players do mercado: Ashland Brazil, Döhler, JBS com a marca Incrível, Netzsch do Brasil, OTerra, Synergy Inspiring Taste, Vogler como patrocinadores do módulo plant based, e as empresas Ambi Real Food, Kerry e Sartorius do módulo de carnes cultivadas e proteínas alternativas, como também com a colaboração oficial do GFI Brasil e da Sociedade Vegetariana Brasileira -- SVB, e mais de trinta associações apoiadoras do mercado.
"A primeira edição da PLANT BASED TECH e da NEW MEAT BRAZIL alcançou nosso objetivo de abrir um espaço exclusivo para este setor, da matéria prima ao produto final com muito conteúdo e networking. Palestrantes de altíssimo nível de conhecimento, temas inovadores, muita tecnologia e atualização sobre o mercado. Foi um conteúdo extenso e diversificado que abre uma nova fase no mercado brasileiro para as inovações na área de alimentação", esclarece Lúcia Cristina Abdala, diretora da TRIOXP Eventos.
Neste cenário de inovação e mudanças, extremamente favorável para um potencial crescimento do faturamento, é importante estar presente, até como forma de alavancar novos negócios para as empresas que participaram dos dois dias de evento. Os patrocinadores, expositores e apoiadores do Plant Based Tech e New Meat Forum, já são reconhecidos em nível internacional como autoridades neste segmento apostando na participação como estratégia para alavancar leads, fazer relacionamento com os clientes, networking e reforçar a imagem da marca, colocando ainda em evidência os lançamentos no mercado.
"A feira Plant Base Tech + New Meat nos possibilitou estreitar relações com atores importantes da cadeia de produção de alimentos à base de vegetais atualmente no Brasil, tanto a aqueles que operam com o desenvolvimento de soluções para o mercado B2B, quanto junto daqueles que hoje já oferecem produtos prontos para consumo. Não somente com as indústrias, o público em geral que estava interessado no fórum desenvolvido pelo evento, que está cada vez mais consciente dos impactos positivos de suas escolhas, pode conhecer mais de perto o trabalho da SVB - como o programa Opção Vegana para o desenvolvimento e implementação de opções veganas no cardápio, visitando nosso stand para tirar dúvidas pertinentes sobre a Certificação Selo Vegano e o mercado consumidor destes produtos", comenta Maria Eduarda Lemos, Engenheira de Alimentos Gerente de Certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira.
O professor Celso Santos Silva, Vice-Presidente da Aregala Internacional e Cozinheiros sem Fronteiras do Brasil, reforça a importância dos eventos plant based e carnes cultivadas. "Participamos oficialmente do evento e do fórum internacional onde realmente detectamos a necessidade doravante de formar mão de obra, qualificação social e laboral para o desenvolvimento de produção de alimentos desse segmento tão importante da gastronomia brasileira e vegana. Confirmamos presença para a próxima edição do evento no ano que vem, onde lançaremos no próprio evento cursos, palestras e desenvolvimento de programas pertinentes a esse segmento que tanto cresce no Brasil e no mundo".
Um dos focos da participação da Vogler foi o stand de exposição, onde foram apresentados alguns protótipos com conceitos de formulações plant-based seguindo as tendências de mercado, como uma bebida proteica plant-based sabor chocolate com 6% de proteína, um análogo de nuggets com fibras, além de 2 molhos plant-based: queijo tipo cheddar e maionese vegana. A participação da empresa patrocinadora no evento, também contou com uma palestra de Caroline Souza, responsável por inteligência de mercado, que trouxe um pouco do panorama do mercado quanto a bebidas plant-based, tendências quanto à procura e demanda dos consumidores principalmente nos fatores de novos sabores e as características sensoriais esperado. A expectativa é que o mercado plant-based possa cada vez mais conhecer a sua plataforma completa de ingredientes e soluções para essa categoria tão importante.
O evento foi uma boa oportunidade para relacionamento com clientes e parceiros além de abrir possibilidades para negócios futuros.
A empresa Synergy Inspiring Taste, trouxe soluções em aplicações plant-based, para alternativa da carne, como manter o perfil e a textura, garantir o sabor cárneo mascarando off-notes indesejadas. E também inovações para a categoria do super café, com novas formulações, formatos e sabores que despertem energia, garantindo os atributos exigidos pelos consumidores.
Oterra apresentou novidades em corantes no Plant Based Tech. A Linha FruitMax® foi o grande destaque da empresa na primeira edição do fórum internacional Plant Based Tech a partir de uma variedade de concentrados de frutas, vegetais e plantas comestíveis, que podem entrar na composição como ingrediente, ajudando a tornar alimentos e bebidas mais saudáveis e menos processados. "O mercado plant based está cada vez mais aquecido e os consumidores mais exigentes. Por isso, com a linha FruitMax®, além dos outros itens do nosso amplo portfólio, a Oterra está consolidando sua liderança em corantes naturais, por meio de aplicações tecnológicas com ingredientes 'limpos' e saudáveis", ressalta Stella Munhoz, gerente de Marketing da Oterra para a América Latina.
A Netzsch do Brasil - Moagem & Dispersão, trouxe moinhos classificadores para moagem fina de impacto. Na vanguarda da inovação especializada em atender demandas específicas com produtos para diferentes necessidades. Possui uma linha de solução para o processo de moagem fina a seco e classificação, processos exigidos na concentração de proteína vegetal.
Outra novidade, foi a empresa expositora LithoLife que trabalha com a matéria prima de algas marinha ricos em elementos necessários para o organismo, que ofereçam grande benefício à saúde e ao bem-estar. Por ter sua origem também vegetal, as características naturais dessas algas proporcionam uma melhor taxa de absorção, sendo uma excelente opção de ingrediente vegano para aplicações em alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. O uso de um ingrediente "Clean Label" traz, com toda certeza, diferenciação de produtos formulados com ingredientes convencionais e que não oferecem benefícios adicionais.
No segundo dia, o New Meat Forum, tratou ainda de temas relevantes como "Ecossistemas empreendedores de carne cultivada" desenvolvida pela palestrante Bibiana Franzen Matte -- Fundadora AMBI REALFOOD, moderada por Alysson Soares -- Especialista em Políticas Públicas do GFI, bem como convidado com destaque o professor e pesquisador da FURB (Universidade Regional de Blumenau) -- Eduardo Guedes Villar e Paulo Coutinho -- pesquisador chefe do SENAI falando sobre carne de fungos. Complementando tivemos a participação através de vídeo gravado de importantes nomes do setor como Bruno César Prosdocimi Nunes, Zootecnista e Mestre em Produtividade e Qualidade Animal, Tecnologista pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o especialista da FAO, Rafael Zavata, falando de Formas alternativas de produção de alimentos para alimentar a população mundial, o que ressalta a importância deste evento.
"Destaque à Ambi Realfood é o desenvolvimento nacional da tecnologia da carne cultivada, que consiste em produzir a carne, mantendo seu sabor, textura e nutrientes, mas sem a necessidade de abater animais. Além disso, esse tipo de tecnologia permite a produção em maior escala de alimentos de uma forma mais sustentável, pois reduz a necessidade de uso de água, terras e emissão de gases, assegura Bibiana Franzen Matte, fundadora da Ambi Realfood.
O evento ainda pode ampliar o nível de informação e conhecimentos das máquinas e equipamentos sobre a produção da carne cultivada. "Nós apresentamos biorreatores, equipamentos necessários para a produção de proteínas, e, portanto, para carne cultivada. O equipamento em foco é o KLF, um biorreator de bancada, "pequeno em tamanho, mas grande na aplicação". O principal diferencial é que a parametrização dele é igual aos biorreatores de grande volume para a efetiva produção, facilitando desta forma o upscale e eventual downscale", garante Henri Berghs da empresa Bioengineering.
Simultaneamente aos fóruns, foram realizadas na área de exposição e degustações que apresentaram conceitos, novas alternativas e soluções dentro de formulações plant-based e carne cultivada com um forte crescimento dos lançamentos de alimentos e bebidas veganos.
Para a empresa Kerry, Thais Siqueira - Coordenadora de Marketing PHARMA, afirma que "Para carnes cultivadas: nossa solução é nutrição celular. O nosso grande diferencial é que trabalhamos com suplementos para crescimento celular, gerando alta densidade celular nos processos biotecnológicos, bem como o alto rendimento. Temos suplementos muito diferenciados com capacidade de customização." Marina Avelar, Analista de Marketing FOOD destaca que "Já em proteínas alternativas as nossas soluções são um "pacote completo" de 4 pilares: Sabor / Proteínas Vegetais/ Funcionalidade/ Nutrição e a nossa plataforma/marca chama-se RADICLE™"
A Döhler, como uma empresa de ingrediente naturais e plant-based por essência, levou para a Plant Based Tech soluções para alternativas à lácteos, com aplicações de aveia 100% nacional. Quem visitou o espaço de degustações experimentou bebidas de aveia, chantilly de aveia, bebida de aveia com frutas vermelhas, queijo cremoso e manteiga à base de plantas, chocolate meio amargo à base de plantas com framboesa e brigadeiro de colher à base de plantas.
Natália Pagliarini Bruno, Product Manager da empresa, falou no congresso sobre a "Multissensorialidade no desenvolvimento de alternativas para lácteos" e sobre importância da indústria, como os laboratórios de P&D, precisam estar alinhados com as tendências do mercado consumidor para o desenvolvimento de produtos que atendam e superem cada vez mais às expectativas.
É uma excelente oportunidade para que profissionais do setor de alimentação avaliem as inovações, pesquisas e perspectivas deste mercado que recebe milhões de dólares em investimento todos os anos.
Nos sites dos eventos, você pode encontrar informações sobre o evento digital que já está disponível.
Clique aqui para Plant Based Tech ou aqui para New Meat Forum 2022
Divulgação: M11 Marketing e Comunicação