A Raízs, fundada em 2014 por Tomás Abrahao, é a primeira e maior empresa a conectar o pequeno produtor de orgânicos à mesa dos grandes centros urbanos. Trabalha com mais de 800 produtores, todos certificados e auditados pelo IBD - a maior certificadora de orgânicos da América Latina -, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia. A Raízs quer valorizar e empoderar o agricultor familiar, oferecendo todo o suporte que precisa, desde o acompanhamento técnico do plantio e colheita até a comercialização dos seus itens por um preço justo. Na Raízs, a colheita só é feita a partir da confirmação da compra do cliente, o que garante frescor, qualidade e evita desperdício.
Hoje, a foodtech distribui itens de mercearia, horta, laticínios, bebidas, ovos, aves, pescados e carnes via plataforma online, com entregas de segunda a sábado das 7h às 13h.
Ao fazer a encomenda, o cliente pode optar por pedidos avulsos ou assinatura de cestas de alimentação - um kit enviado a cada sete ou 15 dias com os melhores produtos da estação, colhidos no dia da entrega e selecionados por especialistas do setor. As cestas são oferecidas em planos de R$ 49 (sete unidades), R$ 75 (11 unidades), R$ 117 (17 unidades) e R$ 45 (só frutas, cinco unidades), com opções de verduras, legumes, temperos, frutas, ovos, proteínas e pães, entre outras.
A Raízs registrou aumento de 150% no faturamento no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. A foodtech oferece mais de 2.500 produtos e movimenta, diariamente, cerca de 10 toneladas de orgânicos vindos da agricultura familiar. Recentemente, a startup lançou duas categorias próprias para aumentar o portfólio: os higienizados orgânicos e o empório, com castanhas, grãos e frutas secas. A startup atua na capital e no interior do estado de São Paulo e pretende expandir as atividades até o final do ano para o Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.