A Solugen e a ADM estabeleceram uma parceria estratégica com o objetivo de aumentar a produção de ácidos orgânicos à base de plantas. Para alcançar essa meta, planejam construir uma unidade de produção em Marshall, Minnesota, nos Estados Unidos, ao lado do complexo de milho da ADM.
A nova instalação representa um passo importante na expansão do processo quimoenzimático exclusivo da Solugen, aproveitando o fornecimento de dextrose da ADM para expandir a produção de ácidos orgânicos com baixo teor de carbono e também explorar o desenvolvimento de novas moléculas como substitutos de materiais convencionais à base de combustíveis fósseis.
Segundo Gaurab Chakrabarti, cofundador e CEO da Solugen, a parceria permitirá expandir o seu processo quimioenzimático para atender a demanda por produtos sustentáveis, de alto desempenho e com custo competitivo. “O Bioforge da Solugen, uma plataforma que converte substâncias derivadas de plantas em materiais tradicionalmente obtidos a partir de combustíveis fósseis, desempenha um papel crucial na redução das emissões de carbono em comparação com métodos tradicionais de fabricação”, acrescentou.
Chris Cuddy, Presidente do Negócio de Soluções de Carboidratos da ADM, enfatizou a importância da sustentabilidade como um impulsionador do crescimento da ADM e ressaltou que a parceria permitirá à ADM diversificar ainda mais sua gama de produtos, apoiando soluções à base de plantas em várias áreas.
A primeira fase do projeto aumentará significativamente a capacidade de fabricação da Solugen e abrirá caminho para a construção em grande escala da Bioforge nos Estados Unidos. A construção da nova instalação está programada para começar ainda este ano, com a operação prevista para o primeiro semestre de 2025.