A startup de biotecnologia Shiru, focada em novos ingredientes alimentares, acabou de lançar seu primeiro produto comercial. É 0 OleoPro, uma gordura culinária à base de proteína vegetal que surge como aposta da empresa com sede na Califórnia (EUA).
Elaborado para ser utilizado em carnes alternativas e outras formulações plant-based, o OleoPro não tem impacto ético ou ambiental. Além disso, contém 90% menos gordura saturada.
A apresentação oficial do produto aconteceu no Future Food-Tech, evento em São Francisco nesta semana. O OleoPro foi usado para fritar um chicken kaarage, uma iguaria crocante que imita o frango frito, porém feito à base de plantas.
Como resultado, a gordura da Shiru tem inúmeros benefícios e é considerada uma aposta de peso para o mercado vegano. Sobretudo, tem potencial para substituir o componente gorduroso em laticínios vegetais como queijos macios, cremes e manteiga.
O CEO da Shiru, Dr. Jasmin Hume, deu maiores detalhes. “Os óleos utilizados em carnes à base de plantas, como palma e coco, são desastrosos para o meio ambiente, além disso, não são bons para a saúde. O OleoPro traz a suculência e gordura que esperamos das carnes convencionais para carnes vegetais, mas com um perfil nutricional muito melhorado. É uma atualização categórica e sem destruir a floresta tropical”, disse.
Gordura desenvolvida com IA
O lançamento do OleoPro foi desenvolvido utilizando uma Inteligência Artificial da própria Shiru, que já utiliza tecnologias de alimentos para criar seus produtos. Os desenvolvedores da marca ainda afirmam que a combinação é, ao mesmo tempo, sustentável e de alto desempenho.
Por fim, o OleoPro está em exibição na conferência Future Food-Tech em São Francisco, evento gastronômico realizado nesta semana nos Estados Unidos, e se juntará a outras marcas na para mostrar suas respectivas combinações à base de plantas.
Fonte: GIZMODO