Neste verão, como atender ao consumidor brasileiro, que vem cada vez mais optando por alimentos plant-based, com snacks e sobremesas pertinentes para a estação?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que optar por uma alimentação plant-based não se trata de um simples conceito, vai muito além da tradução literal “à base de plantas”, trata-se de um estilo de vida, no qual as pessoas prezam pela saúde e se preocupam com o meio ambiente, de forma sustentável.
Além disso, existem muitas vertentes relacionadas a esse movimento, que não deve ser confundido com o veganismo, por exemplo, pois há pessoas que consomem derivados de origem animal (como laticínios, ovos e mel), os chamados “vegetarianos”, e ainda há aqueles que consomem carne eventualmente, em quantidades reduzidas, conhecidos pelo mais recente termo “flexitarianos”.
O que todos eles têm em comum é a preferência por alimentos vegetais e integrais, em sua forma mais natural, não refinados e minimamente processados. Essa é uma categoria que vem crescendo muito nos últimos 5 anos. De acordo com o The Good Food Institute, o Brasil é o 4º maior mercado no mundo de alimentos e bebidas saudáveis.
Uma pesquisa divulgada em abril de 2021, com realização da RG Nutri, em parceria com a Techfit, constatou que 78% dos brasileiros começaram a se preocupar com a alimentação e mudaram seus hábitos alimentares. Outro estudo que reafirma essa tese foi realizado pela Kantar Ibope, indicando que o consumo de snacks saudáveis durante a pandemia teve um aumento de 50% no Brasil, na França e no Reino Unido.
Soluções Vogler para o verão
De acordo com Caroline Souza, que atua na área de Inteligência de Mercado da Vogler, para atender esse público, o mercado desenvolve novas formas de consumir proteínas vegetais, que vão além dos análogos.
“Enxergamos uma ótima oportunidade no desenvolvimento de sobremesas já populares, em uma versão plant-based, como uma forma de democratizar certos pratos, seja em família ou em uma roda de amigos. E, para isso, a indústria de alimentos confia na Vogler para oferecer os ingredientes certos, que conferem textura, sabor e valor nutricional a um sorvete, por exemplo”, esclarece Caroline.
A profissional de Inteligência de Mercado explica que o verão remete ao consumo de pratos refrescantes e leves, incluindo principalmente frutas, folhas e vegetais. Ela conta que as principais apostas para o setor nessa estação são:
– snacks salgados: opções leves e com um toque de especiarias, como o açafrão e a cúrcuma (extrato natural – GNutra), que estão em alta por sua função antioxidante;
– sobremesas e snacks doces: sabores frutados e tropicais característicos do Brasil, como os cítricos ou como a pitaya, por exemplo, que já é uma das queridinhas no mercado de bebidas (extratos naturais – GNutra).
Além disso, sempre há espaço para inovar ainda mais, oferecendo benefícios adicionais para reforço de imunidade com o Ganeden BC-30 – Kerry, para a saúde intestinal com o sistema INNOFIBER, além de proteínas vegetais de arroz, de ervilha e amêndoa, corantes naturais e soluções personalizadas com o INNOVEGAN e o INNOPROTEIN.
Empresas que não estiverem atentas às novas tendências de consumo perderão espaço no mercado. Essa é a hora de inovar!
Para mais detalhes sobre as soluções e ingredientes da Vogler, fale com o nosso time de especialistas!