Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

UPFIELD É A PRIMEIRA GRANDE EMPRESA DO SETOR ALIMENTAR E AGRÍCOLA A DIVULGAR EMISSÕES DE METANO

Antes de mais nada, é bom lembrar que a Upfield é a maior empresa de produtos de consumo à base de plantas do mundo. Como assim? Desde o início, as marcas da Upfield lideraram a categoria de spreads à base de plantas. Hippolyte Mège-Mouriès, o pioneiro que criou a margarina, vendeu a patente ao nosso antecessor Jurgens, em 1871. Isso levou ao aparecimento dos primeiros cremes à base de plantas amplamente vendidos no mercado. Jurgens ulteriormente se juntou ao concorrente Van den Bergh, para formar uma empresa conhecida como Margarine Unie. Na década de 1930, os Lever Brothers – líderes na indústria de FMCG – fundiram-se com a Margarine Unie para formar a Unilever. A Unilever continuou a crescer e desenvolver seu negócio de spreads à base de plantas até dezembro de 2017, quando o negócio foi vendido e relançado como Upfield. Presente em 95 países produz e comercializa marcas regionais e globais tais como Flora, Violife, Country Crock, ProActiv, Rama, Blue Band, Flora Plant, Becel, Lätta, Bertolli, Elmlea, Fruit d’Or e Planta.

A Upfield está desafiando as empresas do setor alimentar e agrícola a divulgarem publicamente os seus números de emissões de metano. Isto acontece após tornar-se na primeira grande empresa do setor a divulgar esses números. Em comunicado, a Upfield explicou que, depois de terem sido avaliadas as fontes primárias das emissões de metano, passou a trabalhar na eliminação total de produtos lácteos de suas cadeias de fornecimento nos próximos anos. Os laticínios representam cerca de 1% em peso dos ingredientes da Upfield, mas são responsáveis por 8% das emissões de gases de efeito estufa, uma grande proporção das quais são emissões de metano.

“A Upfield pede que as empresas de alimentos e bebidas façam um esforço público e conjunto para reduzir as suas emissões de metano por meio de métodos que incluem a diversificação de ofertas de produtos para além de carne e laticínios, inovação em métodos de produção e investimento na mudança de combustíveis fósseis para energia renovável”, nota. A empresa divulga que o metano compõe 7,5% – 0,237 milhões de toneladas métricas de CO2e (CO2 equivalente)– do seu inventário total de gases de efeito estufa, com a maioria originada pela produção de ingredientes (emissões de Escopo 3).

“Estamos divulgando a nossa pegada de metano para estabelecer um precedente para a transparência do metano no setor alimentar. Queremos ajudar a estabelecer uma metodologia para medir e divulgar os valores de metano e incentivar ações para reduzir rapidamente este gás de efeito estufa tão nocivo. Se existe uma maneira melhor de divulgar o metano, gostaríamos de ouvi-la”, afirmou a diretora Global de Sustentabilidade & GSA, Sally Smith. A pegada de metano da Upfield é baseada numa metodologia desenvolvida pelo grupo Anthesis.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001