A Vivici e a Ginkgo Bioworks estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar a produção de proteínas lácteas inovadoras, nutritivas e sustentáveis, utilizando fermentação de precisão. A colaboração aproveitará as capacidades da Ginkgo Bioworks em engenharia de cepas, otimização e desempenho, visando desenvolver a próxima geração de proteínas alternativas funcionais.
Como uma plataforma de programação celular e biossegurança, a Ginkgo Bioworks utilizará sua expertise em produção de proteínas e inteligência artificial generativa para oferecer à Vivici as melhores cepas candidatas, expandindo a gama atual de proteínas da Vivici e fornecendo opções nutricionais ecológicas.
Recentemente, a Ginkgo Bioworks expandiu sua colaboração para abordar a funcionalidade de laticínios alternativos por meio da fermentação de precisão. Já a Vivici, prevê o lançamento da sua beta-lactoglobulina de proteína do soro de leite equivalente à natureza no início de 2024, enxergando na fermentação de precisão uma abordagem ideal para produzir proteínas alternativas nutritivas e sustentáveis a preços comercialmente viáveis.
Segundo Stephan van Sint Fiet, CEO da Vivici, a indústria de proteínas alternativas continuará a evoluir rapidamente nos próximos anos e a Vivici e a Ginkgo trabalharão juntas nessa missão.