Nos dois primeiros dias de evento, teve gelado para todos os gostos na Fispal: veganos, plant-based, diet, sem lactose, barra de proteína em forma de sorvete e até produtos para pets, além de formatos dos mais variados.
Pode até fazer frio em São Paulo, mas o público da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 está se esbaldando na explosão de cores e sabores gelados do evento, que acontece até esta sexta-feira, 10, no Expo Center Norte, em São Paulo. É o grande encontro do mercado sorveteiro no principal evento de alimentação fora do lar da América Latina.
Nos dois primeiros dias de evento, teve gelado para todos os gostos na Fispal: veganos, plant-based, diet, sem lactose, barra de proteína em forma de sorvete e até produtos para pets, além de formatos dos mais variados. É uma “tigela cheia” para quem busca novidades, soluções e negócios na área.
É o caso de Deborah Delboni, da Cor e Sabor Indústria e Comércio, de São Caetano do Sul (SP). “É minha primeira vez no evento. Como somos de uma fábrica de sorvetes, viemos para conhecer mais fornecedores, ter mais contato com outros tipos de fornecedores, e já deu para colocar novos contatos no radar. Faz toda diferença poder estar aqui, presencialmente, para ver todas as opções”, afirmou Deborah.
Um dos pontos mais “quentes” do evento é a Arena Gelado Experience, que conta com apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas, além de palestras com convidados especializados em gestão de sorveterias, indústrias e cases de sucesso no mercado sorveteiro. A arena é realização da Fispal, Duas Rodas, Specialitá e Selecta, com patrocínio das empresas Carpigiani e 3L Locações.
"Oferecer produtos zero ou sem ingredientes de origem animal é inclusivo porque envolve aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir determinados ingredientes. Quando uma família vai à gelateria, é importante ter opções para todos, como sabores zero lactose ou zero adição de açúcar. Antes, a saudabilidade era associada a um produto que não é gostoso, mas hoje temos soluções que deixam com uma boa textura e sem residual", exemplificou Glaucia Parente, da Duas Rodas.
A pandemia incrementou a preocupação pelo bem-estar e uma alimentação mais prática e saudável. Segundo uma pesquisa do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas e Saúde da USP (NutriNet Brasil), houve um aumento de 44,6% no consumo de frutas, hortaliças e feijão no primeiro ano da crise sanitária.
O faturamento do segmento plant-based no Brasil não para de crescer: aumentou 69,7% entre 2015 e 2020 - de US$ 48,8 milhões para US$ 82,8 milhões, segundo a Euromonitor. A expectativa é que atinja US$ 131,8 milhões em 2025.
A Abrasorvete (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) e o Sindsorvete (Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará) estão atentos a essas tendências e às inovações do setor. “Além dos produtos saudáveis, já temos lojas lindas para atrair os clientes e com espaços para pets, onde também podem tomar um sorvete feito especialmente para eles. Essa é a prova de que o setor está sempre inovando”, afirma Mirian Pereira, presidente do Sindsorvete.
Além do investimento em novos sabores e públicos, o setor de sorvetes tem buscado na linha de impulso um aumento de vendas. “Mais de 60% dos sorvetes comercializados são os de pote vendidos em mercados, lugares onde as vendas são difíceis, os preços, apertados, e a margem de lucro, pequena. Uma das saídas é investir em mercados mais rentáveis, como o de picolés, que faz parte da linha de impulso”, explica Amadeu Gonçalves, vice-presidente da Abrasorvete.
Outra novidade do setor é a transformação das barras proteicas em sorvetes proteicos. Novidade que se encaixa com o grande potencial que o mercado fitness apresenta atualmente. “São diversas opções de sabores que levam menos de 50% de açúcar na sua formulação comparado com sorvetes convencionais”, explica Andrea Dell’Aversana, CEO América Latina, EUA e Austrália da MEC3. “Além disso, são ricos em fibras, o que faz desses produtos saborosos e também nutritivos.”
E os sorvetes à base de vegetais não se restringem apenas ao mercado vegano. A Leagel by IFF, por exemplo, destacou na Fispal Sorvetes uma linha de ingredientes plant-based para sorvetes e gelatos. “Muitos consumidores não querem abdicar da ingestão de produtos de origem animal, mas desejam reduzir o consumo. Essa é uma tendência que traz oportunidades para as indústrias de sorvetes, as sorveterias artesanais e as gelaterias”, afirma Lais Blanez Diadamo, gerente de desenvolvimento de negócios da Leagel by IFF.
A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que tem a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes de todo o Brasil e 1.800 marcas expositoras, traz outra novidade: é híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos durante os 365 dias do ano. Para assistir ao evento online, acesse a nossa plataforma virtual clicando aqui.
O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.
O Banco do Brasil e o Governo Federal patrocinam a Fispal Food Service.
Serviço:
Fispal Food Service e Fispal Sorvetes
Data: 07 a 10 de junho de 2022
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h
Local: Expo Center Norte
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil