A Mintec by Expana,agência global de relatórios de preços e inteligência de mercado, publicou seu "Monthly Market Insight" sobre proteínas à base de plantas, revelando que a demanda do consumidor por alimentos desse tipo está começando a crescer após um "ano sem brilho". O relatório indica um aumento nas compras de produtos à base de plantas de 18 a 37% ano a ano, destacando uma mudança significativa nos hábitos de consumo.
A Plant-Based Food Association também observou um crescimento nos gastos com leite à base de plantas, carnes congeladas e refeições congeladas, o que sugere uma crescente fidelidade dos consumidores nesse segmento, conforme notado pela Mintec. Além disso, a última análise da GFI revelou que as vendas de alimentos à base de plantas em países como Alemanha, França, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido atingiram € 5,4 bilhões em 2023, marcando um crescimento de 5,5% em relação a 2022, enquanto o volume de vendas cresceu 3,5%.
Com relação aos preços, a Mintec aponta que os compradores relataram que os fornecedores estão oferecendo isolados de proteína de ervilha e soja a preços mais altos em comparação ao ano anterior. Alguns compradores notaram um aumento médio de 5% nos preços. Os custos de oferta estão aumentando entre 15 e 20% devido à escassez de matéria-prima e ao aumento dos custos com mão de obra e energia.
O relatório também destaca que, além das proteínas de ervilha e soja, os preços dos amidos estão aumentando em várias regiões. Compradores europeus relataram um aumento de 14% em relação ao ano anterior nos preços dos ingredientes de amido. Ainda, identifica-se que os fornecedores na Alemanha e na França estão reduzindo a produção de proteína de ervilha em 50% ano a ano devido a desafios climáticos, incluindo chuvas intensas, inundações e doenças nas plantações.