A startup holandesa Farmless, especializada em fermentação, anunciou que garantiu um subsídio de €1 milhão do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para avançar sua tecnologia inovadora de produção de proteínas.
A empresa está desenvolvendo proteínas funcionais com perfil completo de aminoácidos para a indústria alimentícia, utilizando um processo de fermentação que dispensa o uso de açúcar. Em vez disso, a Farmless utiliza CO2, hidrogênio, nitrogênio e insumos gerados a partir de energia renovável, tornando sua produção mais eficiente em comparação à pecuária tradicional.
Com o apoio financeiro, a Farmless pretende demonstrar e otimizar seu método de fermentação em uma instalação de primeira geração (FOAK). Em dezembro de 2023, a empresa já havia levantado €4,8 milhões para construir uma planta-piloto em Amsterdã, que contará com instalações de pesquisa, uma cozinha experimental e escritórios.
Fundada em 2022 por Adnan Oner, a empresa utiliza fermentação microbiana para criar alimentos abundantes e sustentáveis, alinhando-se aos esforços globais de redução de carbono e conservação ambiental. A sua tecnologia de produção é neutra em carbono e utiliza até 5.000 vezes menos terra que a produção de carne bovina. Além disso, seu método não depende de práticas agrícolas tradicionais, clima ou regiões específicas.