Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Pesquisa revela aceitação positiva de proteína de levedura no mercado europeu de alternativas proteicas

Uma pesquisa realizada pela foodtech Revyve, B.V. revelou atitudes positivas dos consumidores europeus em relação à proteína de levedura como uma alternativa promissora no mercado de proteínas alternativas. O estudo analisou consumidores da França, Alemanha e Reino Unido por meio de entrevistas individuais moderadas por IA, para entender o interesse em ingredientes de levedura de cerveja e de panificação como substitutos de proteínas de ovo e texturizantes sintéticos.

Embora os participantes reconheçam os ovos como uma fonte essencial de proteína e um agente de ligação eficaz, mostraram entusiasmo pela proteína de levedura como uma alternativa nutritiva e sustentável. Os franceses demonstraram que valorizam a contribuição culinária dos ovos na textura e maciez dos alimentos, mas destacaram alergias e restrições alimentares. Já os britânicos e alemães apontaram preocupações com colesterol e o fato de ovos não serem veganos.

Segundo Jordania Valentim, CCO da Revyve, as escolhas dos consumidores estão cada vez mais voltadas ao flexitarianismo. Por isso, A Revyve está transformando o cenário de proteínas alternativas com ingredientes de levedura altamente nutritivos e versáteis, capazes de substituir ovos e texturizantes em diversas aplicações, como molhos, queijos híbridos, snacks e produtos de panificação.

A proteína de levedura de cerveja da Revyve é produzida a partir de subprodutos da indústria cervejeira, rica em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B. Já a proteína de levedura de panificação, derivada de levedura cultivada em melaço (subproduto da indústria açucareira), é gluten-free e ideal para produtos assados devido ao seu sabor neutro.

Os participantes da pesquisa ainda reconheceram as proteínas de levedura como uma alternativa sustentável, com potencial para reduzir o impacto ambiental, proteger o bem-estar animal e diminuir o desperdício de alimentos. Algumas percepções foram:

  • Reino Unido: termo “upcycling” bem compreendido e valorizado.
  • França: familiaridade menor com o termo, mas valorização da naturalidade.
  • Alemanha: preferência por termos como “economia circular” e “reutilização”, com ênfase na transparência dos ingredientes.

A Revyve já se consolidou no mercado europeu e no Reino Unido, em parceria com a Daymer Ingredients, e recentemente expandiu para a América do Norte, em colaboração com a Lallemand Bio-Ingredients, Inc., ampliando sua atuação nos EUA, Canadá e México.




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado: