Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Spirulina como salmão defumado: empresa lança produto vegetal inovador

A empresa israelense AlgaeCore Technologies, por meio de sua marca SimpliiGood, acaba de iniciar a produção comercial de um substituto vegetal ao salmão defumado. O produto, feito com spirulina — uma microalga altamente nutritiva —, é 100% plant-based. O avanço é impulsionado por um novo aporte de US$ 4 milhões, aprovação regulatória na União Europeia e testes-piloto em andamento na Europa e em Israel.

A empresa concluiu a instalação de sua linha industrial e agora consegue produzir centenas de toneladas por ano de sua spirulina texturizada, batizada de Simplii Texture. A tecnologia exclusiva transforma a spirulina fresca, sem necessidade de secagem, em um alimento com textura, aparência e sabor semelhantes ao do salmão defumado.

Inicialmente focada na produção de spirulina para alimentos e suplementos, a AlgaeCore expandiu sua atuação para o setor de foodtech com uma plataforma que utiliza spirulina fresca como base texturizante. O processo é simples: a mistura de spirulina e ingredientes naturais, como arroz, tapioca, óleos e especiarias, passa por uma máquina semelhante a um rolo de massa, sem necessidade de equipamentos complexos como impressoras 3D ou extrusoras. A cada quilo de spirulina texturizada é possível produzir entre 3 e 4 kg do produto final.

A inovação está ancorada em duas tecnologias patenteadas. A primeira remove a clorofila da spirulina, separando o pigmento verde do carotenoide naturalmente presente, responsável por dar a tonalidade rosada ao "salmão". Esse subproduto, rico em antioxidantes, é aproveitado em suplementos e corantes naturais.

A segunda tecnologia transforma a biomassa restante em uma proteína vegetal texturizada de alta umidade, resultando em uma estrutura fibrosa, brilhante e macia — com a mesma sensação ao mastigar o peixe tradicional. O produto final oferece até 70% de proteína, além de ferro e beta-caroteno, podendo conter de 40% a 100% de spirulina na composição, conforme a demanda do cliente.

Aprovado na Europa, à espera do FDA

O produto já obteve aprovação como ingrediente o novo na União Europeia e está em processo de validação pela FDA (agência reguladora dos EUA). Atualmente, a empresa realiza testes-piloto com fabricantes da Alemanha, Itália, Suíça, Holanda e Israel. A expectativa é que os primeiros produtos com marca própria cheguem aos supermercados nos próximos seis meses.

Produção sustentável e foco no futuro

A spirulina da AlgaeCore é cultivada em estufas no deserto do sul de Israel, com energia solar e 98% de reuso da água utilizada. Além disso, a alga se alimenta de carbono, cresce rapidamente e pode ser colhida diariamente, reforçando seu status como cultura altamente sustentável.




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado: