O mercado vegano e vegetariano no Brasil não para de crescer, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Dados de 2021 da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostraram que 46% dos brasileiros já deixam de comer carne por vontade própria pelo menos uma vez por semana. Outro estudo sobre o tema, realizado pelo Ibope Inteligência em 2018, revela que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Esse número representa um aumento de 75% em relação ao mesmo levantamento feito em 2012.
Sem dúvidas, o crescimento do número de brasileiros que querem evitar as carnes e produtos de origem animal têm provocado impactos socioeconômicos com o surgimento de mercados especializados para esse público. Foram criados estabelecimentos que comercializam produtos que vão de alimentos a vestimentas, passando por produtos cosméticos, de higiene, farmacêuticos e diversos itens produzidos sem nenhum ingrediente de origem animal.
Para o mercado de alimentos, a previsão é de constante crescimento e oportunidades. Segundo pesquisa da SkyQuest, o setor deve ultrapassar US$ 34 bilhões até 2028 por conta do aumento da população vegana e, consequentemente, da demanda. Só na América do Sul,a estimativa de crescimento deve ser ainda maior, sendo 11,45% previsto até 2028.
Dentro dessa categoria, uma marca brasileira que vem conquistando os consumidores é a Naveia - não apenas por apresentar alimentos vegetais à base de aveia, saborosos e nutritivos, mas porque coloca a causa animal e o ativismo neste sentido como propósito principal para impactar o mundo de forma positiva também. A marca defende que o leite de aveia é muito melhor não apenas pela saúde e nutrição, mas também pelo impacto positivo ao meio ambiente, com o uso de menos água e não-emissão de gases tóxicos.
A Naveia foi lançada em novembro de 2020 e já está presente em todo o Brasil em mais de 2 mil pontos de vendas, além do e-commerce. Dentre os produtos da marca estão Leites de aveia (tradicional e versão barista), um achocolatado, Creme de chocolate e avelã - um creme estilo "Nutella", Manteiga de aveia e Sorvete de Casquinha plant based, além das opções de leite de aveia para crianças, na versão morango e chocolate.
Os fundadores da marca podem falar sobre como o leite de aveia beneficia o meio ambiente e é uma alternativa que vem penetrando cada vez mais na rotina dos brasileiros em um mercado que não para de crescer: um estudo da Allied Market Research aponta que o mercado vegano foi avaliado em US$ 19,7 bilhões em 2020, apresentando expectativa de crescimento para mais de US$ 36,3 bilhões até 2030. Além disso, um levantamento encomendado pela CNN Brasil ao Ministério da Economia aponta que nos últimos 10 anos aumentou em 500% o número de empresas abertas com o termo "vegano" no nome.