A demanda por produtos de conveniência à base de plantas que sejam saudáveis e saborosos continua alta, mas as gorduras vegetais frequentemente não se comportam como as gorduras animais durante a produção e preparo. Os fabricantes enfrentam desafios em criar análogos de carne e produtos cárneos ou híbridos que tenham textura autêntica, apelo sensorial, baixo teor de gordura e uma lista curta e natural de ingredientes. Para enfrentar essas demandas, a Loryma desenvolveu três soluções com baixo teor calórico.
Para refeições prontas que necessitam de um derretimento macio após o preparo, como pizza de salame reaquecida ou linguiça de frango, a mistura Lory® Stab, baseada no amido de trigo modificado Lory® Starch Amber, atende perfeitamente a essas necessidades. O sistema é resistente ao congelamento/descongelamento e termicamente estável, além de ser resistente ao cisalhamento.
Para produtos que exigem uma textura pastosa e cremosa, sem escorrer, como o chouriço, a empresa oferece um sistema estabilizador à base de emulsão feito com alginato, glúten e amido, que gelificante a frio, possui baixo teor de gordura, é resistente a cortes, elástico e não libera água, evitando problemas durante a fritura.
Para aplicações que requerem teor de gordura visível, como os componentes brancos no salame ou a borda de gordura no presunto cru, os compostos Lory® Starch Jade e Lory® Starch Rubypermitem dimensionar o tamanho da reprodução da gordura individualmente, mantendo um rótulo limpo e sem aditivos.
Segundo a Loryma, os seus compostos e misturas oferecem vantagens não apenas em termos de qualidade do produto e valor nutricional, mas também para a criação eficiente e direcionada de novos produtos.