Uma recém-fundada associação na Finlândia, denominada Plant Based Food Finland (ou Pro Vege em finlandês), surge como uma iniciativa colaborativa entre diversas empresas e organizações para impulsionar o consumo de carne vegetal e disseminar informações sobre seus benefícios. Entre os membros estão grandes redes de supermercados como Lidl, Kesko e SOK, produtores de laticínios veganos como Oatly e Porlammi Dairy, organizações sem fins lucrativos como WWF, entre outras.
O principal objetivo da associação é aumentar a presença de alimentos à base de plantas no sistema alimentar finlandês, com foco em torna-los atrativos para um público mais amplo.
A associação planeja alcançar seus objetivos por meio de atividades estratégicas com decisores políticos, eventos e seminários colaborativos, pesquisas e inquéritos, além da implementação de comunicação, consultoria e campanhas de promoção da nutrição à base de plantas. A educação sobre essa forma de alimentação é uma prioridade destacada nos estatutos da associação.
A Plant Based Food Finland pretende colaborar ativamente com organizações semelhantes em outros países europeus, embora reconheça a importância de um enfoque nacional, devido à autonomia nacional em questões alimentares. O desafio central enfrentado pela associação reside em ampliar o apelo dos alimentos à base de plantas para os consumidores convencionais, superando obstáculos políticos e estruturais no mercado que afetam a competitividade desses produtos. A abordagem específica para enfrentar essas questões está em constante discussão entre os membros da associação.
“O objetivo geral é aumentar a participação de alimentos à base de plantas no sistema alimentar finlandês. A associação está empenhada em elucidar as interligações entre o sistema alimentar, as alterações climáticas, a biodiversidade, as tradições culinárias e a saúde pública”, disse Niklas Kaskeala, da Oatly, que também é presidente da Plant Based Food Finland.