Produtos análogos à carne da marca Veg&Tal deixarão de ter o nome Sadia em suas embalagens e receberão o selo PlantPlus
A BRF e PlantPlus Foods, joint venture entre ADM e Marfrig, anunciaram uma parceria para aumentar a comercialização de produtos plant-based no Brasil e, para isso, promoverão uma readequação no portfólio das empresas.
A partir de agora, a Sadia deixa de produzir análogos à carne, que passam a compor o portfólio apenas da PlantPlus. Na BRF, permanecem os nuggets de base vegetal e também análogos a carne. A empresa também manterá produtos a base de vegetais com a marca Sadia Veg&Tal.
“Consumidores veganos convictos viam com estranheza o nome Sadia em produtos sem carne. Se não fosse essa parceria, criaríamos outra marca”, disse o vice-presidente de novos negócios da BRF, Marcel Sacco.
Uma terceira linha de snacks, como os sanduiches e nuggets, levará a marca Sadia By PlantPlus.
A distribuição dos produtos PlantPlus, que antes ficavam a cargo do time comercial da Marfrig, terá também a estrutura de logística e comercial da BRF, com acesso a 340 mil pontos de venda.
O mercado plant-based é avaliado em US$ 4 bilhões no mundo no ano passado, mas tem potencial de chegar a US$ 30 bilhões em 2030, segundo pesquisas da ADM. No Brasil, não há uma estimativa oficial, mas Sacco diz que o mercado cresce 7% ao ano. “As projeções iniciais em todo o mundo eram maiores, mas o segmento mostra potência”.
John Pinto, CEO da PlantPlus, completa dizendo que pesquisas internas mostram o interesse de oito em cada dez jovens em experimentar produtos análogos à carne. Entretanto, eles querem que mais sabor e variedade. “Também há o consumidor mais sofisticado que quer ver vegetais no produto, então, atenderemos a todos.”
Dentro do portfólio das empresas terá três itens carbono zero: a couve-flor empanada estilo wings da Sadia Veg&Tal, Nuggets de legumes Sadia Veg&Tal e Nuggets de proteína vegetal Sadia em parceria com a PlantPlus Foods. “A BRF realizará um estudo de emissão de gases do efeito estufa e a compensará suas emissões, considerando toda a cadeia de valor da companhia”.
Todos os produtos e as novas marcas serão lançadas oficialmente na APAS Show 2023, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em São Paulo. Além da parceria com a PlantPlus, a BRF anunciará uma manteiga plant-based com a marca Becel.
Fonte: Globo Rural