De acordo com a Califia Farms, empresa de alimentos sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, conhecida por sua linha de produtos à base de plantas, como leites, cremes de café, bebidas de frutas e outras opções alternativas aos produtos lácteos tradicionais, os leites à base de plantas não devem mais ser vistos como "alternativas", mas sim como um segmento principal do mercado. Com uma penetração doméstica nos Estados Unidos atingindo 50%, a categoria é considerada mainstream, alcançando consumidores em todos os 50 estados do país.
Nos últimos cinco anos, a Califia Farms experimentou um crescimento composto anual de cerca de 21%, impulsionado principalmente pela demanda por leite de amêndoas e produtos de leite de aveia, além da expansão para outros segmentos, como cremes de café e bebidas à base de proteína vegetal.
A empresa lançou recentemente o Califia Farms Complete, uma bebida plant-based rica em proteínas, feita a partir de uma mistura de proteínas de ervilha, grão-de-bico e fava, além ampliar a sua linha de cafés com o lançamento de um latte de chá de amêndoas matcha pronto para beber.
A Califia Farms também está expandindo sua presença em cafeterias de alta qualidade com seus produtos à base de plantas Barista Blend. Apesar das oportunidades de crescimento em novas categorias, a empresa enfatiza que há espaço suficiente para crescer dentro do mercado existente, sem a necessidade de diversificação excessiva.