A Steakholder Foods, empresa israelense de biotecnologia com atuação em carne cultivada e bioprinting em 3D, anunciou o desenvolvimento do camarão impresso em 3D à base de plantas, o primeiro do mundo, segundo a empresa.
Utilizando sua impressora DropJet, criada especialmente para peixes e frutos do mar, a equipe da empresa aplicou tintas com sabor de camarão desenvolvidas internamente para criar análogos de camarão com precisão, camada por camada. Essa combinação de tecnologias permite a empresa reproduzir a textura e o sabor autênticos do camarão, proporcionando uma alternativa realista.
Inicialmente, a Steakholder Foods planeja disponibilizar camarões plant-based impressos em 3D para clientes em potencial. Posteriormente, assim que a sua plataforma cultivada atingir economias de escala para oferecer um produto competitivo em termos de preço, lançará camarões híbridos, que combinam células cultivadas e proteínas vegetais.
Anteriormente, a empresa desenvolveu um filé de enguia impresso em 3D, feito com uma combinação única de materiais vegetais e a mencionada tecnologia de impressão de camadas.
Com o anúncio deuma segunda nova espécie de frutos do mar impressos em 3D à base de plantas, Arik Kaufman, CEO da Steakholder Foods, espera posicionar a empresa para vender e entregar sua primeira impressora DropJet em 2024.