As preferências dos consumidores estão em constante evolução, com uma tendência crescente para escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, inclusive em confeitaria, um setor, tradicionalmente indulgente e que agora está focado em reduzir o teor de açúcar e melhorar as ofertas veganas ou à base de plantas.
Segundo a Cargill, há uma demanda crescente por confeitos mais saudáveis e à base de plantas. No entanto, os consumidores exigem que esses produtos mantenham a qualidade organoléptica. Portanto, o sucesso no mercado depende de encontrar o equilíbrio perfeito entre sabor, doçura e textura.
A empresa destaca que as alegações "vegano" e "à base de plantas" são principais entre novos lançamentos nas categorias de confeitaria e ressalta que a experiência sensorial é fundamental para a categoria de confeitos, especialmente em gomas, onde sabor e textura se completam.
A Cargill está preparada para apoiar clientes com um portfólio diversificado, mostrando que soluções à base de plantas podem competir eficazmente com ingredientes tradicionais e otimizar soluções existentes no mercado. De acordo com a empresa, a reforma da confeitaria em direção a produtos mais saudáveis e sustentáveis é um movimento estratégico que pode atender as novas demandas dos consumidores, mantendo a qualidade e a experiência sensorial, e oferecendo novas oportunidades de crescimento no mercado.