De acordo com pesquisas recentes, os consumidores estão cada vez mais voltando sua atenção para as carnes à base de plantas, com critérios como sabor, disponibilidade e benefícios para a saúde liderando suas escolhas.
Embora a conscientização sobre alimentos à base de plantas e os testes tenham crescido substancialmente na última década, o mesmo não vem acontecendo nos últimos anos, com o crescimento nas vendas desses produtos estabilizado.
Uma das principais barreiras destacadas é o preço, com muitos consumidores ainda relutantes em pagar mais por alternativas vegetais em comparação com seus equivalentes convencionais. Além disso, a qualidade é um fator determinante, com muitos consumidores buscando produtos que se aproximem o mais possível do sabor e da textura da carne convencional.
Para enfrentar esses desafios, a indústria está investindo em inovação, com novas técnicas agrícolas e pesquisa de ingredientes visando melhorar a qualidade e a paridade de sabor. Empresas como Beyond Meat e Daring, estão lançando produtos com ingredientes de alta qualidade, como óleo de abacate e proteínas vegetais de melhor qualidade, para atrair os consumidores exigentes.
As pesquisas preveem que os fatores que moldaram o mercado de carne à base de plantas em 2023, continuarão a influenciar o setor este ano, com mudanças significativas e uma busca contínua pela normalização e estabilização.