O governo dinamarquês lançou o "Plano de Ação para Alimentos à Base de Plantas", com o objetivo de impulsionar a produção sustentável de alimentos na Dinamarca e em todo o mundo.
O plano abrange toda a cadeia de valor de alimentos à base de plantas, desde a produção no campo até o consumo, com o intuito de fortalecer a posição da Dinamarca na agricultura sustentável e influenciar mudanças em outros países. Também identifica os alimentos à base de plantas como uma área de crescimento futuro e inclui a abordagem de uma ampla variedade de produtos à base de plantas, como fungos comestíveis, algas e microrganismos benéficos.
As iniciativas envolvem financiamento, subsídios, apoio a startups, educação contínua em alimentos à base de plantas e esforços para atrair investimentos e expandir as exportações de produtos vegetais dinamarqueses.
Uma projeção de mercado da Universidade de Copenhague prevê crescimento anual de 4% a 11% no setor de alimentos ricos em proteínas à base de plantas até 2030 na Dinamarca e em mercados locais.