A Forsea Foods, startup especializada em frutos do mar cultivados em células, apresentou o seu pioneiro protótipo de enguia de água doce cultivada em células, que replica com precisão a textura macia, suculência e sabor rico característicos da enguia real.
A empresa adota uma abordagem única, utilizando tecnologia organoide para criar microtecidos 3D de gordura e músculo. Essa técnica, imitando o processo natural de formação celular, simplifica a produção e aumenta a escalabilidade, representando um salto tecnológico no setor.
Em uma parceria estratégica, a Forsea se uniu ao renomado chef executivo Katsumi Kusumoto. Juntos, desenvolveram dois pratos tradicionais japoneses, unagi kabayaki (enguia grelhada marinada com arroz) e unagi nigiri, no premiado restaurante vegano SAIDO, em Tóquio, Japão.
Roee Nir, CEO da Forsea Foods, projeta o lançamento comercial do produto inaugural em 2025. A empresa busca parcerias estratégicas, especialmente no Japão, o maior consumidor de enguia, e em toda a Ásia. Além disso, a expansão para mercados em rápido desenvolvimento na União Europeia e nos Estados Unidos está no horizonte.