A Hilton Food Group foi fundada em 1994, em Huntingdon, Reino Unido. Não é uma empresa varejista; é uma marca business-to-business, especializada na embalagem de carnes, porcionadas i.e., trabalha em estreita colaboração com os principais varejistas de alimentos para ajudá-los a atender seus consumidores.
Em 2019, a Hilton tornou-se acionista de 50% da produtora holandesa Dalco, na tentativa de diversificar suas ofertas de proteínas. Em setembro passado, a empresa adquiriu integralmente a Dalco. O aumento nas vendas baseadas em plantas ajudou a receita total da Hilton a subir para £ 3,3 bilhões (2021), em comparação com £ 2,7 bilhões em 2020. Ou seja, as suas vendas de produtos plant-based cresceram 26% em dois anos, enquanto a taxa de crescimento dos seus produtos principais - embalagens de carnes e produtos do mar - só cresceu 14%.
À medida que a demanda por produtos à base de plantas aumenta e as vendas de carne começam a estagnar, um número crescente de produtores de carne está se expandindo para o setor de proteínas alternativas. A gigante de processamento de carne Tyson, agora tem uma extensa linha baseada em vegetais e investiu em várias empresas de proteínas alternativas. A Cargill já tem sua própria linha de carnes à base de vegetais e disse que os produtos de proteína alternativa devem reduzir a participação das vendas de carnes convencionais. E assim vai!
Philip Heffer, que está com a Hilton Food Group desde 1994, e hoje é o seu CEO, declara: “Os tempos mudaram. Simplificando, queremos oferecer todas as proteínas que as pessoas querem colocar em seus pratos, em casa e fora de casa, não apenas na Europa e na Ásia, mas também na América do Norte.” hiltonfoodgroupplc.com