A combinação clássica de carne central no prato e vegetais ao lado está dando origem a inovações no mercado de produtos cárneos alternativos. Com apelo especial para consumidores que buscam reduzir o consumo de carne sem comprometer sabor ou consistência, produtos híbridos apresentam oportunidades promissoras.
Nesse contexto, a Hydrosol desenvolveu a série PLUSmulson, sistemas de estabilização para produtos cárneos híbridos e frios, oferecendo flexibilidade nas proporções de carne e vegetais. “Vemos grandes oportunidades para produtos híbridos, uma vez que oferecem muitos benefícios. Em nossos exemplos de receitas usamos 60% de carne e cerca de 25% de vegetais, mas aumentar a proporção de vegetais não é problema”, explicou Katharina Burdorf, Líder da Equipe de Gerenciamento de Produtos da Hydrosol.
O sistema estabilizador, sem números E, permite a produção de uma ampla gama de produtos híbridos, como hambúrgueres, almôndegas, nuggets e schnitzel. A tecnologia também se estende a salsichas e frios híbridos, evidenciando sabor autêntico e textura, com benefícios nutricionais, menor teor de gordura e colesterol.
Segundo Burdorf, os produtos híbridos colocam o foco mais no sabor, na saúde e na conveniência, mas requerem algumas explicações. “O sucesso das vendas depende muito da comunicação de marketing. É importante ressaltar as vantagens dos produtos, caso contrário, pode parecer que os vegetais servem apenas para esticar a carne por questões de custo. A comunicação proativa pode evitar isso”, ressaltou.
Além disso, os produtos híbridos oferecem um forte potencial de inovação e abrem novas possibilidades em combinação com carne cultivada. Burdorf destaca que combinações de células cultivadas e proteínas vegetais geralmente têm maior aceitação do consumidor.