A IFF está intensificando seus esforços no mercado de alternativas a carne à base de plantas, investindo na tecnologia de extrusão de alta umidade (HME) da Coperion, líder mundial em tecnologia de extrusão.
Pioneira em diversas opções para substitutos de carne ao longo dos anos, a IFF vê esse investimento como uma expansão significativa das possibilidades. Ao utilizar a tecnologia HME, visa apoiar os fabricantes na reprodução da aparência e textura fibrosa da carne convencional de músculo inteiro. O HME destaca-se por proporcionar uma experiência alimentar aprimorada em produtos à base de plantas, conferindo maior suculência e textura muscular em comparação com os métodos convencionais.
Com o segmento de alternativas à carne à base de plantas projetado para atingir um valor de mercado de US$ 6,4 bilhões em 2023, e a previsão de crescimento de dois dígitos nos próximos cinco anos, a tecnologia HME desempenha papel fundamental, respondendo por aproximadamente 20% dos produtos cárneos vegetais em todo o mundo.
A IFF já implementou três sistemas HME em seus centros de inovação na Europa, nos Estados Unidos e em Singapura. Esses sistemas, agora operacionais, contam com alimentadores de pó e líquidos altamente precisos, garantindo alta qualidade e flexibilidade na produção. A empresa está integrando a HME em sua abordagem IFF PRODUCT DESIGN™, combinando experiência em design de ingredientes e sabores com insights avançados do setor para oferecer soluções completas de design de produto.
“Através da integração sinérgica da tecnologia HME e do programa de inovação RE-IMAGINE PROTEIN® da IFF, o objetivo é ser pioneiro em produtos alternativos à carne novos e inovadores, que ofereçam um nível de aceitação do consumidor ainda não alcançado no mercado. Este investimento nos permitirá oferecer uma ampla gama de benefícios aos nossos clientes, ajudando-os a criar novos análogos de carne inovadores e apoiando-os desde a concepção até a comercialização, permitindo, em última análise, que nossos clientes desenvolvam produtos de sucesso com mais rapidez”, disse Alexander Lamm, principal Diretor de Alimentos Designer, Nutrir, da IFF.