A IFF, empresa global de alimentos e bebidas, iniciou uma parceria de pesquisa com a Unilever e a Wageningen University & Research (WUR) para abordar os desafios de sabor em alternativas de carne à base de plantas.
As proteínas vegetais frequentemente introduzem notas desagradáveis e amargor nas alternativas de carne vegetal, o que os fabricantes tentam mascarar com combinações de sabores, resultando por vezes em características de aroma indesejáveis.
Em resposta a esse desafio, a IFF e a Unilever estão liderando um projeto de pesquisa abrangente de quatro anos em parceria com cientistas da WUR nos Países Baixos, cujo foco principal é explorar as interações entre sabores e moléculas de proteína, visando desenvolver novas estratégias de aromatização para aprimorar a experiência sensorial das alternativas de carne à base de plantas.
Com base na extensa pesquisa da IFF em purificação de proteínas e aromatização natural de alimentos, o projeto concentra-se em áreas promissoras dentro das composições de sabores. O WUR utilizará métodos analíticos avançados para estudar as interações entre sabores e proteínas, enquanto a Unilever garante que a pesquisa permaneça orientada pelas preferências dos consumidores, mantendo uma abordagem centrada no consumidor.
“Nossa missão é compreender e melhorar a qualidade do sabor em alternativas à base de carne vegetal, desvendando as complexidades das interações proteicas, para investigar a perda de sabor e elevar o perfil geral do sabor. Este compromisso conjunto está alinhado com o nosso objetivo comum de melhorar as experiências alimentares dos consumidores e promover mudanças positivas na indústria alimentícia à base de plantas”, disse Neil Da Costa, cientista-chefe de pesquisa global de produtos da IFF.
Manfred Aben, chefe de ciência e tecnologia de nutrição e sorvetes da Unilever, destacou a importância de tecnologias que facilitem a criação de produtos à base de plantas com sabor e textura equivalentes à carne animal, mas com uma pegada ambiental menor. “A tecnologia é um facilitador fundamental para criarmos produtos à base de plantas que tenham o mesmo sabor e textura excelentes da carne animal, mas que tenham uma pegada ambiental menor. Esta parceria de pesquisa nos permitirá compreender e controlar como os sabores funcionam para criar produtos cárneos superiores à base de plantas”, acrescentou.
A parceria reflete o compromisso da IFF, Unilever e WUR em transformar o sistema alimentar global, proporcionando produtos saborosos e acessíveis para avançar na jornada global do consumidor em direção a uma dieta equilibrada e sustentável à base de vegetais.