Pesquisas apontam que o mercado global de alimentos à base de plantas está se preparando para uma expansão significativa, com um valor projetado de US$ 54,15 bilhões até 2023, impulsionado por uma CAGR de 17,60%, prevista para o período de 2022 a 2027.
Dos quatro segmentos principais, categorizados com base no tipo de alimento, o de laticínios lidera, impulsionado pelo aumento de alergias ao leite e casos de intolerância à lactose. Seis tipos de produtos são reconhecidos nesse segmento, com destaque para o leite como categoria dominante, abrangendo subcategorias como amêndoa, soja, arroz e outros.
O setor de ovos à base de plantas é apontado para crescer com a maior taxa de CAGR, ganhando popularidade devido à ausência de colesterol e alérgenos, tornando-os atrativos para consumidores preocupados com a saúde.
Já o mercado de carne à base de plantas está dividido em seis segmentos de produtos, incluindo hambúrgueres, salsichas, migalhas, nuggets, almôndegas e outros.
Apesar da projeção de expansão, o setor enfrenta desafios, como a faixa de preço comparativamente mais alta em produtos à base de plantas e a preferência significativa por produtos de origem animal. Para superá-los, a indústria está recorrendo a tendências emergentes, como o uso de inteligência artificial para aprimorar sabor e textura, o crescimento do marketing nas redes sociais para criar conscientização e a popularidade crescente de alternativas de carne e frutos do mar à base de plantas.
Entre os líderes desse mercado, empresas como Nestlé, Danone, Unilever, Beyond Meat, Archer Daniel’s Midland Company e outros, desempenham importante papel no cenário em expansão dos alimentos à base de plantas.