Os alimentos vegetais e veganos estão ganhando destaque como opções nutritivas e sustentáveis, impulsionando uma mudança no comportamento do consumidor e abrindo oportunidades para as empresas. Nos últimos dois anos, a demanda por esses produtos quase duplicou e a expectativa é de um crescimento robusto nos próximos anos.
Segundo Soledad Santarossa, Gestora Sênior de Insights Globais da Corbion, a conscientização sobre o impacto ambiental da produção de carne tem levado os consumidores em todo o mundo a reduzir o seu consumo de carne. “Embora apenas 2% dos consumidores europeus se autodenominem veganos, muitos estão buscando produtos veganos para integrar em suas dietas”, observou.
Para Pia Meinlschmidt, Líder da Equipe de Gerenciamento de Produtos da Planteneers, os consumidores escolhem alimentos à base de plantas por razões como saúde, sustentabilidade, bem-estar animal e impacto ambiental. Também enfatiza a importância da paridade de preços e da simplicidade na lista de ingredientes para o sucesso contínuo das alternativas à base de plantas. “A lista de ingredientes também deve ser a mais curta possível, sem quaisquer ingredientes artificiais. As alternativas à base de plantas devem estar no mesmo nível em termos de preço e conveniência”, afirmou.
Por outro lado, Jeremy Marichez, Gestor de Inovação da Sensient Savory Europe, destacou que os consumidores compreenderam os impactos negativos do consumo de produtos de origem animal, levando à ascensão da palavra-chave "vegano" na indústria alimentícia. Sinaliza, ainda, que os consumidores, às vezes, precisam de esclarecimentos sobre a promessa de melhor equilíbrio nutricional quando olham para a lista comparativamente muito longa de ingredientes e o ultra processamento de tais alternativas. “Isso pode bloquear a vontade do consumidor de recomprar esses produtos, juntamente com a frequentemente relatada falta de paridade de preços com os produtos convencionais de origem animal”, explicou.
A inovação na comida vegana vai além do mimetismo vegano, com produtos menos convencionais, como foie gras e mariscos, surgindo no mercado. As alternativas ao peixe e frutos do mar quadruplicou nos últimos três anos, com um potencial ainda maior de desenvolvimento de produtos de alta qualidade.
No futuro, produtos híbridos à base de plantas, atualizados com ingredientes de fermentação de precisão ou culturas de células, podem se tornar mais proeminentes na indústria de alimentos e bebidas. A diversificação de sabores veganos específicos também está em ascensão, desafiando as equipes de P&D a criar perfis de sabor distintos.
Em meio à crise do custo de vida, a qualidade e a relação custo-benefício também se tornam fatores essenciais para os consumidores ao escolherem alimentos à base de plantas. A oferta de produtos que vão além das alegações "à base de plantas" ou "vegano" se mostra essencial para atender as expectativas dos consumidores em tempos de ajustes nos hábitos alimentares e de compra.