O GFI/Good Food Institute Brasil, com apoio de parceiros como AAK, Incrível!, MrVeggy, NotCo, N.OVO e PlantPlus Foods, lançou a pesquisa "Olhar 360° sobre o Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-based 2023/2024".
O estudo visa entender o consumo de produtos vegetais semelhantes aos de origem animal no Brasil, as razões por trás dessa escolha alimentar e como essa tendência é abordada online.
A pesquisa revela que 26% dos brasileiros consomem carne vegetal pelo menos uma vez por mês, enquanto 48% optam por alternativas vegetais ao leite e derivados. Além disso, 66% se consideram onívoros, 34% possuem alguma restrição à produtos de origem animal.
Outro dado relevante é que 36% dos brasileiros reduziram o consumo de carne vermelha nos últimos 12 meses. Os principais motivos incluem saúde (38%) e custo elevado (35%), seguidos por melhorias na digestão (30%), redução do colesterol (25%) e perda de peso (22%).
A pesquisa também revela que 52% dos consumidores possuam uma visão positiva das carnes vegetais análogas, mas apenas 18% as experimentaram.
Estes e outros dados levantados pela pesquisa, são essenciais para orientar o desenvolvimento de produtos que atendam as expectativas dos consumidores em termos de preço, qualidade sensorial e valor nutricional.