A Planteneers destacou diversas inovações durante a Plant Based World Expo Europe, realizada recentemente em Londres. Entre os destaques estão o extrusado de alta umidade (HME) para alternativas à carne, novos compostos para alternativas vegetais de peixe branco e salmão, e sistemas funcionais para iogurtes com alto teor de proteína, salgadinhos de queijo e outras soluções à base de plantas.
Segundo a Dra. Pia Meinlschmidt, Líder da Equipe de Gerenciamento de Produtos da Planteneers, o uso de ingredientes comuns nos conceitos de peixe e frango, ambos feitos com proteínas de ervilha e fava, atende à crescente demanda por alternativas à base de plantas que não utilizam soja.
A empresa também está focada em atender a tendência de alto teor de proteína, especialmente em iogurtes e bebidas lácteas alternativas. Meinlschmidt destacou a capacidade de alcançar níveis de 6% de proteína em iogurtes à base de plantas, atendendo às expectativas dos consumidores por produtos ricos em proteínas.
A Planteneers também apresentou o seu configurador digital Plantbaser, oferecendo mais de 1.300 receitas à base de plantas e permitindo personalização conforme as necessidades do cliente. A ferramenta abrange categorias como alternativas de leite, queijo, delicatessen, carne e peixe, proporcionando uma experiência personalizada em 15 a 20 minutos.
Com mais de 50 produtos disponíveis para configuração no Plantbaser, a empresa está otimista em relação ao crescimento contínuo do mercado à base de plantas.
De acordo com Meinlschmidt, o valor nutricional dos alimentos se tornará um tema-chave em 2024, com destaque para a inovação em proteínas de microrganismos, como a proteína do cogumelo, que é completa com todos os nove aminoácidos essenciais.