A cor é fundamental na forma como os consumidores percebem os produtos; para as empresas que atuam no setor plant-based, a escolha entre o vermelho e o verde pode influenciar significativamente a aceitação.
Um estudo recente da organização sem fins lucrativos ProVeg International revelou que os consumidores de carne estão mais dispostos a experimentar alternativas de carne à base de plantas quando estas são embaladas em vermelho. Apesar dessa tendência, a maioria das embalagens de carne plant-based, são verdes.
Segundo a pesquisa, a cor vermelha é geralmente associada ao sabor, emoção e paixão, sendo vista como um indicativo de frescor e maturidade, o que influencia positivamente a percepção de sabor, tanto para consumidores de carne quanto para vegetarianos e veganos.
Em contraste, o verde é fortemente associado à sustentabilidade e à saúde, mas não necessariamente ao sabor. Essa cor está mais conectada com produtos ecológicos e seguros, mas muitos alimentos verdes, como vegetais folhosos, são percebidos como menos saborosos em comparação com alimentos vermelhos, como as carnes.
A pesquisa também indicou que embalagens laranja estimulam a compra regular de carne à base de plantas como substituta da carne convencional, enquanto embalagens azuis levam os consumidores a pagarem um preço mais alto. No entanto, é o vermelho que agrada principalmente aos consumidores de carne, devido a sua associação com a experiência sensorial de alimentos saborosos.