A Fundação Nacional de Pesquisa (NRF) de Singapura está investindo US$ 14,8 milhões na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, para estabelecer o Centro de Fermentação de Precisão e Sustentabilidade (PreFerS), que se concentrará em avançar nas tecnologias de engenharia de células microbianas para criar alimentos seguros, nutritivos e saborosos.
Os pesquisadores utilizarão técnicas avançadas de fermentação para converter açúcares e partes não comestíveis das culturas em moléculas nutricionais específicas, como proteínas alternativas, lipídeos saudáveis e vitaminas.
O financiamento permitirá que o centro desenvolva instalações no Campus de Excelência em Pesquisa e Empresa Tecnológica (CREATE) da Universidade Nacional de Singapura, com o objetivo de otimizar a produção de alimentos de forma sustentável, focando na engenharia de bioprocessos e na circularidade de recursos.
A colaboração entre acadêmicos dos Estados Unidos e Singapura visa acelerar a tradução da pesquisa para aplicações práticas, expandindo o mercado de alimentos saudáveis e acessíveis.