A Tender Food, startup de tecnologia alimentar, notabilizada por sua criação de bifes a partir de proteínas vegetais, anunciou a obtenção de uma bolsa de quase um milhão de dólares do National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos. O financiamento, totalizando US$ 999.986, será destinado à exploração, ao longo de dois anos, do potencial de novos produtos de carne híbridacombinando células animais cultivadas com proteína vegetal.
Em parceria com o Laboratório Kaplan no Centro de Agricultura Celular da Universidade Tufts (TUCCA), a Tender Food utilizará os recursos para pesquisas e desenvolvimento, visando determinar se as células cultivadas aprimoram o sabor, aroma e valor nutricional das suas carnes à base de plantas. O objetivo é desenvolver alternativas de carne nutritivas e saborosas que cativem os consumidores. A startup também planeja avaliar a viabilidade de lançar esses novos produtos híbridos no mercado.
A empresa, fundada por engenheiros de Harvard, destaca-se pelo uso de tecnologias avançadas na fabricação e inovações em ciência de materiais para criar cortes de carne alternativos mais saudáveis, como peitos de frango, carne de porco desfiada e bifes. Sua tecnologia de fiação de fibras à base de plantas transforma proteínas vegetais em fibras, proporcionando texturas e propriedades de cozimento semelhantes à carne animal, com perfis nutricionais ricos em proteínas, sem aditivos ou enchimentos.
A Tender Food fornece carnes alternativas a clientes de serviços alimentícios e colabora com restaurantes na introdução de versões veganas de pratos tradicionalmente à base de carne.