Com a chegada de novas opções à base de plantas nas prateleiras dos supermercados durante o Veganuary, os fabricantes precisam considerar os motivadores por trás das dietas veganas para otimizar suas ofertas de acordo com os desejos dos consumidores.
Segundo Danielle Mailey, Gerente Técnica de Vendas da Foodology by Univar Solutions, as proteínas vegetais ganham destaque devido a motivos como saúde, meio ambiente e bem-estar animal. No entanto, preocupações relacionadas ao sabor nas formulações continuam a ser um obstáculo para a aceitação no mercado em larga escala.
A associação da base vegetal à naturalidade impulsiona a demanda por rotulagem limpa em produtos análogos de carne. O mercado global de nutrição à base de plantas apresentou crescimento, com consumidores priorizando funcionalidade, frescor e autenticidade em suas escolhas alimentares.
A busca por características sensoriais atraentes impulsiona o mercado de alternativas à base de plantas, especialmente nas categorias de alternativas lácteas. Novas fontes de ingredientes, como batatas, ervilhas e diversas nozes, estão dando origem a inovações no setor de leite vegetal. A pesquisa e desenvolvimento buscam replicar as características sensoriais da carne e dos laticínios tradicionais, utilizando avanços em ciência e tecnologia alimentar. A nutrição à base de plantas oferece uma ampla tela para inovação, com consumidores desafiando a indústria em termos de perfil nutricional, sustentabilidade e características sensoriais superiores.
Mailey alerta que ao escolher a fonte de proteína ideal, fatores como gelificação, estabilidade, retenção de água, solubilidade, textura e sabor precisam ser considerados, dependendo da aplicação. O mercado de carne alternativa destaca a popularidade da proteína vegetal texturizada, enquanto isolados de proteína vegetal são utilizados em alternativas lácteas e bebidas prontas para consumo, onde solubilidade e estabilidade são fundamentais.
O aumento da demanda por produtos à base de plantas destaca a importância de evitar excesso de processamento e promover rótulos limpos. Além disso, o interesse crescente está alinhado com as preocupações ambientais, pois as alternativas à base de plantas podem ter um impacto positivo no uso de recursos.
De acordo com Mailey, à medida que as mudanças nos gostos alimentares se espalham globalmente, a inovação torna-se essencial para atender a novas dietas, tendências e preocupações.