A startup francesa Vital Meat está buscando aprovação regulatória para os seus ingredientes de frango cultivado na Ásia, com foco inicial em Singapura. Recentemente, a empresa submeteu um pedido de aprovação regulatória de novos alimentos à Agência Alimentar de Singapura (SFA), na esperança de se tornar a primeira empresa europeia de carne cultivada aprovada no país.
Fundada em 2018, a Vital Meat fabrica ingredientes de frango cultivado a partir de células de aves, denominados Vital Chicken. O ingrediente, uma proteína completa com todos os nove aminoácidos essenciais, vitaminas B12 e ferro, é projetado para ser usado por fabricantes de alimentos em combinação com uma matriz vegetal, proporcionando um sabor autêntico de frango.
A decisão de buscar aprovação em Singapura é estratégica, considerando a abertura do país à inovação e sua busca por soluções para aumentar a autossuficiência alimentar. A Vital Meat enfatiza a segurança da sua tecnologia, desde a linha celular até o produto final, e destaca a rigidez e acolhimento do ambiente regulatório em Singapura.
A Vital Meat é a primeira empresa europeia de carne cultivada a apresentar um dossiê regulatório em Singapura; a SFA já concedeu aprovação para duas empresas no setor.