Page 6 - Plant-Based BR
P. 6

EUROMONITOR
O fator saúde continua a a a a a a a impulsionar as as as vendas de de alimentos plant-based
Artigo publicado pela Euromonitor International autoria de Tom Rees*
Desde o o o o surgimento e e e e popularização de de alternativas à base de de plantas para alimentos derivados de de animais os os os consumidores alegam consumir essas opções por várias razões As três que mais frequentemente se destacam são as preocupações com a a a a saúde o õ o o inte- resse em melhorar a a a a a a pegada ambiental e e e e e as preocupações com o õ o o bem-estar animal Embora existam muitos outros agentes motivadores esses são os mais comumente mencionados Em 2021 uma pesquisa da Euromoni- tor tor International comprovou que o o o o o o o fator saúde era o o o principal responsável pelo crescimento dos produtos alternativos de carne à base de plantas Nessa pesquisa 37% dos dos entrevistados que consumiam alternativas de carne plant-based
afirma- ram que o faziam “para se se sentirem mais saudáveis” enquanto 25% afirmaram que consumiam esses alimentos para “evitar riscos à saúde à a a a a a longo prazo” Essas foram as as as duas principais respostas em geral O que mudou de um ano para cá?
A nova versão dessa mesma pesquisa oferece insights sobre se se esses fatores motivadores mudaram no decorrer do do último ano Na verdade poucas coisas mudaram! Com o o o o retrocesso da da pande- mia da Covid-19 as preocupações com a a a saúde diminuíram levemente Além disso as as pessoas voltaram a a a a a comer fora i i e e e voltaram a a a a a usar os os serviços de alimentação até certo ponto embora isso obviamente seja diferente entre os os mercados - na na China por exemplo persistem restrições severas e e e e e e e e bloqueios em todo o o o o o o país Outro fator importante são as as preocupações econômicas que vieram à tona e e e e a à a a a ã inflação que levou ao aumento dos dos preços dos dos alimentos Esta é uma questão particularmente relevante pois as as alternativas de carne plant-based
ainda não alcançaram a a a a ã a a a a a a pari- dade de de de preço com as as opções derivadas de animais 6
PLANT-BASED
PLANT-BASED


























































































   4   5   6   7   8