Líder mundial na fabricação de aminoácidos, a Ajinomoto é uma empresa centenária, que há 61 anos atende o mercado brasileiro com produtos de qualidade, seguros e confiáveis.
Uma história centenária
A Ajinomoto é uma multinacional japonesa com sede em Tóquio e a maior produtora de aminoácidos do mundo.
Presente em 27 países e com 119 fábricas espalhadas pelo mundo, a Ajinomoto desembarcou no Brasil em 1956 e, desde então, se empenha em oferecer produtos da mais alta qualidade, tanto para o consumidor e o mercado de alimentação fora do lar, como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição esportiva, de nutrição animal e de agronegócios.
A história da Ajinomoto no Brasil é pautada pela inovação. Inicialmente, o propósito era importar do Japão o tempero umami AJI-NO-MOTO® para a colônia japonesa instalada em São Paulo. Com o passar do tempo e maior conhecimento do mercado nacional, a empresa enxergou oportunidades de atuação em outras áreas e, gradativamente, foi adequando seus produtos às necessidades dos consumidores brasileiros.
Para a Ajinomoto, o Brasil é o terceiro mercado mais importante fora da matriz situada no Japão, atrás apenas de Estados Unidos e Tailândia. Atualmente, representa cerca de 10% do negócio global do Grupo. No ano fiscal de 2015 (de abril/2015 a março/2016), a Ajinomoto do Brasil obteve faturamento de R$ 2,3 bilhões e um crescimento de 13,3% em comparação ao ano anterior.
Além de atender às necessidades do mercado interno, os produtos fabricados em território nacional são exportados para diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África.
Atualmente, a Ajinomoto do Brasil atua em diferentes segmentos, incluindo Agronegócios, Nutrição Animal, Food Ingredients (ingredientes e aditivos alimentícios) e AminoScience (aminoácidos para a indústria farmacêutica, cosmética, esportiva, entre outros).
Contando com 3.200 colaboradores, divididos entre as quatro unidades fabris - Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras - e a sede administrativa, localizada na capital de São Paulo, a Ajinomoto do Brasil investe na proximidade com o cliente, reforçando constantemente o compromisso de levar soluções que atendam suas necessidades e permitam que se diferencie diante de um cenário mais competitivo.
Com a visão de mercado de ser reconhecida como uma empresa imprescindível na América Latina, que fornece produtos de especialidades de alto valor agregado no setor alimentício de aminoácidos - que são essenciais para todos os seres vivos - e que contribui para uma vida melhor, satisfazendo as necessidades e resolvendo questões sociais através do seu conhecimento e tecnologia únicos, a Ajinomoto investe continuamente na eficiência dos seus negócios, aumentando sua contribuição para o mercado, que é uma das bases mais importantes da Ajinomoto há mais de 100 anos.
Áreas de atuação
A Ajinomoto do Brasil atende o mercado brasileiro através de suas cinco divisões de negócios.
A divisão Food produz e comercializa produtos para consumidores finais e para o varejo internacional. Suas principais marcas de varejo são o tempero e caldo SAZÓN®, sopas VONO®, refrescos MID® e FIT™, AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Receita de Casa™, SABOR A MI®, HONDASHI® e Satis!®.
Para o mercado food service, os produtos voltados à alimentação fora do lar incluem o AJI-NO-MOTO®, HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, tempero e caldo SAZÓN® Profissional, azeite de oliva extra Virgem TERRANO™, molhos branco bechamel e escuro demiglace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, macarrão para yakisoba, molho de soja/shoyu e purê de batatas instantâneo.
A divisão Food Ingredients produz e comercializa ingredientes para a indústria de alimentos, com várias soluções para melhoria de sabor, redução de sódio e otimização de custos. Os principais produtos são os realçadores de sabor AJI-NO-MOTO® (glutamato monossódico), AJINOMOTO MAG (glutamato de monoamônio) e AJITIDE® (inosinato e guanilato dissódicos), além do condimento preparado HARMONIX-F® e ACTIVA® (enzima transglutaminase).
A Divisão AminoScience é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional.
A divisão Nutrição Animal produz e comercializa aminoácidos e outros insumos para nutrição animal, principalmente de aves e suínos. Entre os aminoácidos comercializados estão lisina, treonina, valina, triptofano e o aditivo nutricional AminoGut®.
A divisão Agronegócios produz e comercializa fertilizantes líquidos (uso foliar e fertirrigação) e sólidos, que são obtidos a partir do licor de aminoácidos, proveniente do processo de fermentação do realçador de sabor glutamato monossódico. A divisão Agronegócios foi estruturada no ano 2000 e, hoje, atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas, entre elas a de soja, café e hortifruti. Atualmente, a empresa produz 15 fertilizantes foliares e dois sólidos, entre eles os produtos AminoPlus, Ajifol, Ajipower e Amiorgan.
Liderança em aminoácidos
Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu, a partir de experimentos com algas marinhas, um quinto gosto - além dos quatro já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo) - e o chamou de umami, que em japonês significa “saboroso”.
Com o avanço dos estudos e pesquisas, descobriu-se que o glutamato, principal substância responsável por proporcionar o quinto gosto, também podia ser processado a partir de outras fontes naturais, como derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação, resultando no glutamato monossódico.
O glutamato monossódico, ou MSG, é um dos aminoácidos mais abundantes na natureza, sendo encontrado naturalmente em alimentos como tomates, peixes e cogumelos. Utilizado em alimentos como realçador de sabor, atua com o objetivo de proporcionar o umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, sendo um dos principais responsáveis pela riqueza e harmonia de sabor em diversos produtos.
Tecnologicamente, o MSG é utilizado para equilibrar e harmonizar o perfil sensorial dos alimentos, deixando-os mais saborosos e auxiliando na redução de sódio.
O Grupo Ajinomoto é líder mundial e pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de produção de aminoácidos e seus derivados.
Os aminoácidos fornecidos pela divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil oferecem inúmeros benefícios ao consumidor por meio de medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, xampus e condicionadores, entre outros itens de consumo voltados para a saúde e o bem-estar das pessoas, onde são utilizados como matéria-prima.
A divisão AminoScience também fornece aminoácidos para consumo humano, utilizados pela indústria alimentícia de diversas formas, como por exemplo, na composição de aromas de reação, para melhorar o processo de panificação ou, ainda, para nutrição, uma vez que o organismo humano não sintetiza todos os aminoácidos que são necessários e, assim, alguns devem ser obtidos da alimentação.
A variada linha inclui tanto os aminoácidos essenciais quanto os não essenciais, entre eles os BCAAs (valina, leucina, isoleucina) e a glutamina, que são produzidos no Brasil, além de outros bastante conhecidos pela indústria alimentícia, como é o caso da cisteína, ácido glutâmico, arginina e glicina.
A cisteína, por exemplo, é um aminoácido polivalente utilizado há bastante tempo pela indústria alimentícia por suas propriedades únicas potencialmente exploradas na produção de aromas de reação cárneos e no melhoramento da farinha de trigo. Além de respeitar as principais normas internacionais de qualidade e segurança, a cisteína produzida pela Ajinomoto possui como diferencial sua origem natural e não animal, permitindo a obtenção de um produto com certificações Kosher e Halal, demandadas pelas empresas de alimentos que buscam uma conformidade com os requisitos das comunidades judaica e islâmica.
Os aminoácidos podem ser produzidos industrialmente por hidrólise de proteínas, síntese química ou métodos biotecnológicos como a fermentação.
No Grupo Ajinomoto, a produção dos aminoácidos é feita a partir da técnica de fermentação, que tem como diferencial a utilização de matérias-primas de fontes naturais e renováveis como a cana-de-açúcar, mandioca, milho, beterraba, entre outras.
Todas as unidades do Grupo no mundo estão focadas em fabricar produtos da melhor qualidade, buscando reduzir ao máximo os impactos de sua atividade fabril, assumindo um compromisso com o meio ambiente e a busca da sustentabilidade em todas as suas áreas de atuação.
Para nortear esses esforços, as unidades seguem o plano de Emissão Zero AGZEP (Ajinomoto Group Zero Emissions Plan), elaborado pela matriz no Japão e disseminado para todos os países onde o Grupo Ajinomoto possui plantas e atividades produtivas. O Plano de Emissão Zero é estabelecido para garantir que as metas globais de redução das emissões e dos impactos ambientais sejam alcançadas.
O Grupo Ajinomoto possui um rigoroso sistema de qualidade conhecido como ASQUA (Ajinomoto System of Quality Assurance), que garante a rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva e a qualidade de todos os produtos fabricados. Além disso, os aminoácidos atendem às referências de especificação de produto definidas pelas principais entidades internacionais reconhecidas mundialmente, além de possuírem certificações Halal e Kosher para atender a demanda dos produtos destinados ao consumo pelas respectivas comunidades religiosas.
Os aminoácidos são essenciais à manutenção da vida e têm sido utilizados mundialmente na alimentação humana com o propósito de suprir a carência destes nutrientes, tanto para a população em geral como para grupos com necessidades particulares, como crianças, idosos, pacientes hospitalares, pessoas com restrições nutricionais e mesmo esportistas. Existe uma tendência de uso de aminoácidos específicos que têm tido sua função melhor estudada ao longo dos anos, com o objetivo de criar uma nova frente para explorar o potencial dos aminoácidos no campo da nutrição funcional. A Ajinomoto vem acompanhando esse movimento da indústria para oferecer produtos que sejam aliados da saúde e bem-estar das pessoas.
Os músculos, órgãos, pele e cabelos são compostos de proteínas que, por sua vez, são combinações variadas entre 20 tipos diferentes de aminoácidos. No organismo, os aminoácidos são convertidos, através de diversas vias metabólicas, em uma multiplicidade de substâncias. A Ajinomoto conduz uma ampla gama de pesquisas científicas e oferece uma variedade notável de aminoácidos e seus derivados para as indústrias de nutrição clínica e esportiva, cosmética, farmacêutica, alimentícia e de bebidas, veterinária e química. Em todas as áreas de atuação, a marca Ajinomoto é símbolo dos mais altos padrões de qualidade e confiança.
Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos S.A.
Tel.: (11) 5908-8778